Julgamento de acusado de matar Janaína Bezerra é adiado por falta de quórum

12 jurados convocados não compareceram ao auditório do Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, em Teresina

Julgamento de acusado de matar Janaína Bezerra é adiado por falta de quórum | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) adiou o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, que estava programado para ocorrer nesta quinta-feira (17). Os mestrando em Matemática é acusado de matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A decisão de adiamento foi devido à ausência de quórum, que é o número mínimo de participantes necessários para validar uma sessão ou deliberação.

Segundo a família de Janaína Bezerra, 12 jurados convocados não compareceram à sessão do júri. Essas pessoas, que não estiveram presentes, são funcionários da UFPI, e até o momento, não foram apresentadas justificativas para as faltas. Uma nova data para o julgamento foi agendada para o dia 1º de setembro.

Relembre o caso

A Delegacia de Homicídios de Teresina, indiciou o mestrando, de 28 anos, pelos crimes de estupro, homicídio qualificado – feminicídio e meio cruel, sem chance de defesa –, fraude processual e vilipêndio de cadáver. O crime ocorreu entre a noite do dia 27 de janeiro deste ano e a madrugada do dia seguinte, 28. Janaína foi vista por um segurança da UFPI inconsciente e suja de sangue nos braços de Thiago. 

Foram as imagens feitas pelo próprio Thiago e armazenadas em seu celular que ajudaram a esclarecer o crime antes do prazo de 10 dias pretendido pelos agentes. 

O delegado Francisco Costa Baretta, delegado-chefe da DH, revelou que Thiago manteve relações sexuais com a vítima já sem vida. "Ele filmou praticamente toda a conduta criminosa praticada por ele, ou seja, é tão sarcástico que construiu provas contra si mesmo. Um verdadeiro psicopata", ressaltou.

Leia Mais

No local onde o crime foi cometido, uma sala de aula do curso de Pós-Graduação em Matemática na UFPI, não havia câmeras, de acordo com a polícia. Porém, os vestígios coletados pelos peritos criminais ajudaram a revelar toda a dinâmica do crime. A polícia chegou a comunicar, por exemplo, que ele encondeu  um preservativo usado durante o estupro da vítima.

Desde o dia do crime, a defesa de Thiago Mayson sustenta a versão de que teve relações sexuais consensuais com Janaina e que sua morte teria sido "acidental".

A jovem chegou morta ao hospital para onde foi levada, com o pescoço quebrado; estava com a roupa rasgada, ferida e apresentando sangramento nas partes íntimas – visível através das vestes –, além de lesões no rosto, no olho e nos braços.

Thiago alegou ter encontrado Janaína na calourada e a convidado para uma sala do mestrado em Matemática. De acordo com ele, a jovem teria aceitado o convite, e ambos mantiveram uma relação sexual consensual.

Preso na Cadeia Pública de Altos

No dia 28 de janeiro deste ano, a Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, que está detido desde o flagrante, ocorrido na Cadeia Pública de Altos.

Após um dia do crime, em 29 de janeiro, durante audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva. O inquérito foi concluído em apenas nove dias, e a denúncia do Ministério Público foi oficializada em 14 de fevereiro, sendo prontamente acatada pela Justiça em 17.

No dia 24 de fevereiro, o acusado foi notificado pela Justiça, passando a figurar como réu pelos crimes cometidos contra Janaína.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES