Lei obriga restaurantes, shoppings e hotéis a fornecerem água potável gratuita no Piauí

Aqueles que se recusarem a fornecer água filtrada, conforme determinado pela lei, estarão sujeitos a multa

Piauí obrigará fornecimento de água filtrada gratuita em uma série de estabelecimentos | Foto: Reprodução/iStock/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira, 9 de janeiro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou uma importante legislação proposta pelo deputado Felipe Sampaio (MDB). A nova lei estabelece a obrigatoriedade de estabelecimentos como restaurantes, pizzarias, churrascarias, bares, cafés, lanchonetes, casas de sucos, hotéis, shopping centers e similares fornecerem água potável filtrada de forma gratuita em todo o estado do Piauí.

A sanção da lei foi publicada no Diário Oficial, consolidando a medida que visa assegurar o acesso facilitado à água filtrada aos clientes desses estabelecimentos. A legislação entra em vigor 90 dias após a sua publicação.

Conforme o texto da lei, os estabelecimentos mencionados devem oferecer água filtrada gratuitamente, conforme as normas técnicas estabelecidas pela NBR Nº 16.098, de agosto de 2012, garantindo a qualidade do produto. Além disso, os locais ficam obrigados a destacar em seus cardápios, tanto físicos quanto virtuais, a disponibilidade do fornecimento gratuito de água filtrada.

VEJA A LEI NA ÍNTEGRA

Embora seja facultativo o fornecimento de água filtrada gelada, a lei ressalta que, caso o estabelecimento opte por oferecer água gelada, ela também deve atender aos requisitos de filtragem e qualidade. Outro ponto importante estabelecido pela legislação é a obrigatoriedade de utilizar água filtrada na fabricação de gelo destinado às bebidas em copo.

Aqueles que se recusarem a fornecer água filtrada, conforme determinado pela lei, estarão sujeitos a multa no valor de 40 (quarenta) Unidades Fiscais do Estado do Piauí (UFR/PI) por cada infração. A fiscalização do cumprimento da lei será definida pelo Poder Executivo, que terá a responsabilidade de estabelecer os meios necessários para garantir a aplicação efetiva da legislação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES