Lei que declara obras de Torquato Neto como patrimônio imaterial é aprovada

Nascido em Teresina, no dia 9 de novembro de 1944, o artista deixou um importante legado na cultura brasileira e foi um dos principais expoentes do movimento Tropicália. O projeto segue agora para o Senado

Lei que declara obras de Torquato Neto como patrimônio imaterial é aprovada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (14), uma lei que declara as obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense, Torquato Neto, como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O projeto, de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT-PI), busca preservar e dar visibilidade às contribuições do artista. O projeto segue agora para o Senado

"Com esta proposta (PL 597/2021), queremos contribuir para a preservação e para a visibilidade da obra de Torquato Neto, que se destacou como poeta, compositor, cineasta e jornalista. A aprovação da matéria é um reconhecimento ao talento e à relevância deste grande artista piauiense", escreveu Flávio Nogueira suas redes sociais.

Lei que declara obras de Torquato Neto como patrimônio imaterial é aprovada (Foto: Divulgação)

Nascido em Teresina, no dia 9 de novembro de 1944, Torquato Neto deixou um importante legado na cultura brasileira e foi um dos principais expoentes do movimento Tropicália, que revolucionou o cenário artístico do país durante os anos 1960.

Desde muito jovem, Torquato Neto era apaixonado por poesia. Ainda na adolescência, ele decidiu estudar em Salvador, na Bahia, em busca de mais exṕeriências com escritores que admirava.

Leia Mais

Foi na efervescência cultural do período da Tropicália que Torquato Neto encontrou seu lugar. Ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Chico Buarque e outros artistas, ele contribuiu para a criação de um movimento artístico que quebrou paradigmas e desafiou as convenções estabelecidas na época. A Tropicália fundia diferentes influências musicais, como o rock, a bossa nova e os ritmos regionais brasileiros, em uma estética ousada e experimental.

Torquato Neto se destacou por sua poesia que explorava temas sociais e políticos com uma linguagem mais provocativa. Suas composições, marcadas pela fusão de estilos e pela riqueza lírica, eram disputadas pelos colegas da Tropicália e ainda hoje fazem parte do repertório de diversos artistas.

Além de sua atuação na música, Torquato Neto também deixou sua marca no cinema. Apesar de sua partida precoce, aos 28 anos de vida, o legado de Torquato Neto continua vivo e influente. Sua poesia e suas composições ainda ecoam nas vozes de artistas contemporâneos. A cantora mineira Patrícia Ahmaral lançou recentemente a canção “Jardim da Noite (Esses Dias)”, canção inédita composta por Zeca Baleiro sobre poema do piauiense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES