Lirton Nogueira Santos toma posse como Juiz Titular do TRE-PI

Ele assumiu o cargo de Juiz Titular, na categoria de Juiz de Direito, para o período de 2023 a 2025.

Lirton Nogueira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O magistrado Lirton Nogueira Santos assumiu o cargo de Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), durante uma cerimônia solene realizada na manhã de terça-feira (19). Ele assumiu o cargo de Juiz Titular, na categoria de Juiz de Direito, para o período de 2023 a 2025, preenchendo a vaga deixada pela Juíza Lucicleide Pereira Belo, que encerrou seu mandato na Corte Eleitoral no último dia 13 de setembro.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo Municipal, Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar e outras instituições, bem como Desembargadores aposentados da Corte Eleitoral, Juízes, Juristas, Advogados, empresários, jornalistas, familiares e amigos do novo Juiz, que lotaram o Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, localizado no edifício sede do TRE-PI. 

A condução da cerimônia ficou a cargo do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Erivan Lopes, que deu boas-vindas ao novo Juiz. Após leitura do Termo de Posse e juramento solene perante o TRE-PI, Lirton Nogueira foi oficialmente empossado no cargo.

Na ocasião, o Juiz Titular do TRE-PI, Kelson Carvalho, fez uma saudação calorosa ao novo membro da Corte, elogiando suas qualidades e experiência. 

“O Dr. Lirton, nesta oportunidade, inaugura uma nova fase de sua carreira vitoriosa, ao ocupar a vaga nesta Corte de Justiça deixada pela Dra. Lucicleide Pereira Belo, uma juíza íntegra e justa que cumpriu com zelo sua missão e terá um substituto à altura, com toda certeza este tribunal ganhará muito com o seu ingresso, posto que Sua Excelência tem vasto conhecimento intelectual, somado à sua experiência de vida profissional na Magistratura deste Estado, aliado à sua condição sensata de se portar, sempre de forma muito justa, em muito contribuirá com esta Casa de Justiça”, afirmou Carvalho.

Em seu discurso, Lirton Nogueira expressou sua gratidão e compromisso com a responsabilidade do cargo, destacando a importância de sua antecessora, a Dra. Lucicleide Pereira Belo.

“Chego a esta Casa da Justiça Eleitoral após mais de 26 anos na Magistratura do meu Estado, inicialmente como Juiz Substituto das Comarcas das Água Branca, Santa Filomena, Gilbués, e Eliseu Martins; em seguida como Titular nas Comarcas de Avelino Lopes, Piripiri, Corrente, Campo Maior e José de Freitas, em todas elas acumulando a serventia eleitoral.(…) Rogo a Deus de bem enfrentar a responsabilidade do honroso cargo que passo a ocupar na vaga da eminente Dra. Lucicleide Pereira Belo, magistrada que dignificou com seus dotes pessoais e cultura jurídica este colendo tribunal", declarou o magistrado, agradecendo o acolhimento e as felicitações recebidas. 

Lirton Nogueira Santos é Juiz Titular da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina e Professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Atuou também como magistrado na 3ª Vara Criminal desta Capital, e no Interior, nas Comarcas de Avelino Lopes, Corrente, Parnaguá, Piripiri, Campo Maior e José de Freitas. É Mestre em Teoria Geral do Direito e em Filosofia, ambas pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Especializado em Direito Processual Penal pelo Instituto Camilo Filho, em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho e em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica – PUC de Minas Gerais; graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e em História pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES