Mais de 1.200 têm benefícios do Bolsa Família bloqueados no Piauí

Irregularidades se dão apenas por cadastros irregulares junto a Receita Federal como divergência de titularidade, suspensão ou cancelamento

Bolsa Família | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste mês de janeiro, 1.239 famílias tiveram os benefícios do Programa Bolsa Família bloqueados devido algum de seus integrantes se encontrarem em situações de CPF irregular, suspenso ou cancelado no Piauí. Essas irregularidades se dão apenas por cadastros irregulares junto a Receita Federal como divergência de titularidade, suspensão ou cancelamento.

Katiane Gualberto, gerente de transferência de renda e benefícios da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), reforça que o bloqueio nada tem a ver com endividamento ou nome sujo. “Nós pedimos que as famílias atentem às informações que são repassadas, se são de fato oficiais. As famílias precisam verificar as informações no site do MDS, do aplicativo do Cadastro Único ou mesmo nos CRAS de seu município”, pontuou. 

Os beneficiários podem verificar a regularidade do seu CPF no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS, ou nos aplicativos do Cadastro Único ou do Programa Bolsa Família e a regularização deve ser realizada junto à Receita Federal. Após a regularização, a família volta a receber seu benefício normalmente.

A gerente acrescenta que o benefício pode ser bloqueado por até 6 meses, após esse período e o beneficiário que não fizer a regularização do CPF pode ter seu benefício cancelado.

Nome sujo não cancela CPF nem o Bolsa Família, informa MDS sobre fake news

Não procede a informação de que a presença de dívidas financeiras resultará no cancelamento ou irregularidade do CPF de beneficiários do Bolsa Família. O governo federal tem esclarecido que o cadastro dos programas sociais não é afetado por pendências financeiras. 

No entanto, é crucial que as famílias estejam atentas às informações presentes nos extratos de pagamento do Programa Bolsa Família, no aplicativo específico e no Caixa Tem. O governo tem destacado a importância de verificar possíveis inconsistências no CPF do titular do programa ou de membros da família.

Para conferir a situação do CPF, o Responsável Familiar pode utilizar o aplicativo do Cadastro Único para celulares. Caso não possuam o aplicativo, as famílias devem buscar orientação junto à gestão municipal ou entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) através do Disque Social 121.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES