Mais de 200 municípios piauienses têm previsão de chuvas intensas, alerta Semarh

O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.

Mais de 200 municipios piauienses têm previsão de chuvas intensas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh) emitiu, nesta quinta-feira (11), um alerta amarelo para perigo potencial de chuvas intensas com fortes ventos fortes para 210 municípios do Piauí. O aviso é válido até as 10h até desta sexta-feira (12). No comunicado, o órgão alerta ainda para riscos potenciais. 

Segundo Semarh, há chances baixas de queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu aviso, a secretaria instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda. 

Alerta de chuvas intensas./ Foto: Reprodução

O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada. Conforme a secretaria, todas as regiões do Piauí serão afetadas. O informativo, emitido pelo Instituto de Meteorologia (INMET), relata risco de chuvas de até 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h.

A climatologista e coordenadora da sala de situação da Semarh, Sara Cardoso, detalhou sobre os sistemas que estão atuando na região.

 “De acordo com o INMET, temos dois sistemas atuando no estado, uma é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que indica que a partir de agora iremos presenciar um período chuvoso mais regular. O outro sistema que está atuando é o vórtice ciclônico, que está empurrando a umidade para o sul do estado, podendo trazer mais chuvas”, explicou.

De acordo com os dados do INMET, as previsões apontam uma regularidade nas chuvas até o final de janeiro. A previsão indica acumulados das chuvas ficarão em torno dos 50 mm, podendo ocorrer eventos onde o quantitativo do acumulado de 24 horas poderá ser ultrapassado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES