Mais de mil registros de imóveis são entregues pelo Programa Regularizar

O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí, do qual a ADH é parceira.

ADH entrega mais de 1.120 registros de imóveis à famílias. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um mês, mais de 1.120 registros de imóveis foram entregues pela Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI). As famílias, que aguardavam há anos pelo documento que garante segurança jurídica e dignidade, os receberam por meio do Programa Regularizar, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí, do qual a ADH é parceira.

Para o casal de aposentados Vera Lúcia e Agripino, receber o documento que formaliza a aquisição e propriedade da casa onde moram há mais de 40 anos é a concretização de um sonho. Moradores do bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina, fizeram a adesão pelo programa.

“É uma sensação maravilhosa. Estou muito feliz, porque nos trouxe um sentimento de segurança. Recebemos a documentação e aconselhamos, a todos que não fizeram, que façam, que não percam essa oportunidade. Estamos realizando um sonho, pois em 43 anos ainda não tínhamos o registro de imóvel da nossa casa e agora tivemos a chance de receber”, comemorou.

A ADH conta com 12 empresas credenciadas e que têm a expertise em executar processos de regularização fundiária. Essas empresas atuam realizando o levantamento, georreferenciamento das áreas e unidades habitacionais, produzem memorial descritivo e acompanham também o ajuizamento da ação junto ao TJ-PI.

“A parceria com o Tribunal de Justiça pelo Programa Regularizar tem simplificado e agilizado os processos de regularização que a ADH vem executando junto aos mutuários das carteiras imobiliárias gerenciadas aqui pelo órgão. Estamos muito felizes com o trabalho e confiantes de que cumpriremos a meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles”, destacou o diretor-presidente da ADH, Carlos Edilson.

Entrega de mais de 1.200 imóveis./ Foto: Divulgação

PROGRAMA REGULARIZAR

O Programa Regularizar foi relançado pelo TJ-PI no mês passado com uma nova formatação, para simplificar e desburocratizar o processo, o que reduz a necessidade de intervenções judiciais e promove a regularização de forma administrativa. Uma das novidades é o sistema CERURBJus (Central de Regularização Fundiária Urbana da Justiça), que torna o processo de regularização fundiária mais célere. Com o CERURBJus, há uma interação entre o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE) e o sistema dos cartórios de imóveis, criando padrões de análise para os documentos, assegurando a consistência e uniformização dos dados.

O juiz auxiliar da presidência do TJ-PI e coordenador do Programa Regularizar, Leonardo Brasileiro, destacou a eficiência do programa a partir da formatação pela qual passou. Nossa avaliação é bastante positiva. Podemos afirmar que a nova formatação implementada demonstrou ser eficaz e promissora”, disse.

Com o imóvel regularizado, o proprietário pode obter financiamentos bancários dando o imóvel como garantia e possibilitando novos investimentos, como reformas ou aquisição de novos bens. A regularização também aumenta o valor de mercado do imóvel e confere mais autonomia para que o dono possa vender. Outro grande benefício é o acesso a serviços públicos como água, energia, coleta de esgoto, coleta de lixo e transporte público, garantindo assim mais qualidade de vida na região do imóvel.

A parceria da ADH junto ao Tribunal de Justiça do Piauí, por meio do Programa Regularizar, permite a adesão de moradores titulares de contrato de financiamento de casas nos conjuntos habitacionais e em ocupações consolidadas nas sobras de áreas desses conjuntos, que já estão quitados e que foram construídos pelo Governo do Estado, por meio da ADH ou das extintas Cohab, Iapep e BEP. Nesse sentido, podem dar entrada na regularização titular/herdeiro do imóvel ou terceiro que o adquiriu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES