Motoristas do transporte coletivo paralisam atividades na zona Sul de Teresina

O movimento que pede melhores condições laborais e o pagamento adequado para aqueles que cumprem horas extras acontece desde a semana passada.

Motoristas do transporte coletivo paralisam atividades na zona Sul | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores de ônibus na zona Sul de Teresina interromperam suas atividades por duas horas nesta segunda-feira (13). A paralisação foi motivada pela insatisfação de parte dos condutores de veículos em relação à falta de pagamento de horas extras trabalhadas em dias úteis. Os ônibus ficaram parados nas garagens da empresa Transcol das 5 às 7 horas.

De acordo com Antônio Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), o movimento que pede melhores condições laborais e o pagamento adequado para aqueles que cumprem horas extras acontece desde a semana passada. 

"Na última sexta-feira, os motoristas também paralisaram as atividades, mas não foi de grande impacto, foram uns 15. Hoje, o movimento ganhou mais força e quase todos pararam", relatou.

A Transcol possui 75 veículos e emprega 330 profissionais, sendo parte do principal consórcio de transporte público da capital. O Meionorte.com entrou em contato com representantes da empresa, mas não obteve respostas sobre a situação da paralisação.

"Os trabalhadores foram formalmente contratados para um turno, mas foram obrigados a trabalhar dois períodos, recebendo metade dos benefícios estipulados pela legislação trabalhista. Falam tanto de trabalho escravo, mas não veem o que está acontecendo diante de todos", comentou Antônio Cardoso.

Conforme o presidente do Sintetro, o movimento de paralisação acontece desde a semana passada, mas só ganhou adesão total dos trabalhadores do consórcio que opera na zona Sul na manhã de hoje (13). Segundo ele, o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi acionado para buscar uma mediação entre os trabalhadores e representantes da Transcol para resolver as questões pendentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES