Multivacinação: Teresina espera imunizar 189 mil crianças e adolescentes

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes até 15 anos

Campanha de Multivacinação inicia oficialmente nesta terça-feira (03) | FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acontece nesta terça-feira (03), a abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação no Piauí, na Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva (UBS Poty Velho), em Teresina, às 8h30. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), espera-se imunizar 189.627 crianças e adolescentes na capital durante todo o período de campanha. 

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes até 15 anos. Segundo a FMS, a meta é ampliar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e dos outros imunizantes para 95%, até o fim do ano, já que nos últimos anos, a cobertura vacinal tem alcançado índices muito abaixo do esperado. Na campanha realizada em 2022, por exemplo, só 69,40% do público-alvo foi alcançado.

A FMS informou que todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina estarão abertas, de segunda a sexta-feira, oferecendo todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente. No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.

“No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente”, afirma Emanuelle Dias, da coordenação de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos as nossas UBS para atualizar a caderneta de vacina porque vacina salva vidas e o Brasil é o país que tem o melhor Plano Nacional de Imunização e muitas doenças já foram erradicadas por conta das vacinas”, diz Ari Ricardo, presidente da FMS. Vamos trabalhar para atingir a meta de vacinação mas ela só será possível se a população se mobilizar, abraçar esta causa que não é só da FMS e do Ministério da Saúde mas de todos nós que queremos uma geração mais saudável, reforça Ari Ricardo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES