No Dia Nacional da Imunização, Piauí reforça campanhas contra gripe e covid

Até o momento, 699.682 pessoas receberam a vacina contra a Influenza, correspondendo a 56,94% do público-alvo, que é de 1.188.474 pessoas

No Dia Nacional da Imunização, Piauí reforça campanhas de vacinação | Reprodução/Governo Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 9 de junho, o Brasil celebra o Dia Nacional da Imunização sem muito a comemorar e com a meta de unir esforços para ampliar a cobertura vacinal que vem despencando no país desde 2016. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) fez um alerta à população piauiense sobre a importância de manter as vacinas em dia.

No estado, além dos imunizantes de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI), estão em andamento as campanhas de vacinação contra a Influenza e a Covid-19, ambas com metas específicas.

Até o momento, 699.682 pessoas receberam a vacina contra a Influenza, correspondendo a 56,94% do público-alvo, que é de 1.188.474 pessoas. O imunizante está disponível nos postos de saúde e tem como grupo prioritário idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Em todo o Brasil, apenas 44,53% dos grupos prioritários tomaram a vacina até o começo de junho deste ano, ante 68,1% em 2022.

Em relação à campanha contra a Covid-19, o Piauí já aplicou mais de 9 milhões de doses, sendo que 367.213 pessoas receberam a vacina bivalente, disponível para a população acima de 18 anos que tenha recebido pelo menos duas doses dos imunizantes monovalentes, com um intervalo de quatro meses após a última dose. A cobertura vacinal da bivalente está ao redor de 12% considerando os demais estados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece vacinas para mais de 30 doenças e disponibiliza cerca de 300 milhões de doses anualmente. A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, fez um apelo para que os cidadãos piauienses procurem os postos de saúde em seus municípios e atualizem suas cadernetas de vacinação.

Leia Mais

“Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é o melhor método para evitar doenças e infecções. A vacinação é essencial também para a proteção da saúde coletiva e neste dia da imunização, chamamos atenção da população do Piauí para que as pessoas procurem os postos de saúde de seus municípios e coloquem suas cadernetas de vacina em dia”, lembra a superintendente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES