Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realiza a 1ª neurocirurgia neonatal

Internado na nova unidade, o bebê precisou passar por uma cirurgia para tratar uma hidrocefalia resultante da prematuridade

Procedimento cirúrgico realizado em um bebê recém-nascido na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um recém-nascido foi submetido à primeira neurocirurgia neonatal realizada na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). O bebê, que pesa 1.950g ,precisou passar pelo procedimento para tratar uma hidrocefalia resultante da prematuridade. A intervenção, uma derivação ventrículo-peritoneal, foi realizada pela equipe médica formada pelo anestesiologista João Filho, pela acadêmica Illana Mariz, com coordenação do neurocirurgião Ricardo Lopes.

O neurocirurgião Ricardo Lopes afirmou que a derivação ventrículo-peritoneal é muito comum, sobretudo nos prematuros. "Nossa equipe já tem expertise na realização desse procedimento, já fazíamos isso rotineiramente na antiga MDER. No caso desse paciente, a cirurgia durou uma hora e foi um sucesso. O problema foi solucionado sem nenhuma intercorrência", completou. 

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa destaca seu papel como um centro de referência em cuidados neonatais avançados.  Atualmente, o bebê permanece na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) devido à prematuridade, com um quadro de saúde estável e se recuperando do procedimento.

"A assistência de excelência aos recém-nascidos traz esperança para famílias que enfrentam desafios complexos durante os primeiros dias de vida de seus filhos", acrescentou o coordenador da neurocirurgia.

As derivações são dispositivos de drenagem valvular unidirecional, implantados cirurgicamente e utilizados em pacientes com hidrocefalia. O procedimento tem como objetivo transportar o liquor dos ventrículos cerebrais para outras cavidades corporais que o absorvem, dessa forma permitindo a regularização da hipertensão intracraniana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES