Novo mutirão do HGV beneficia 43 pacientes em cinco especialidades

São 14 procedimentos de oftalmologia, 10 em ginecologia, 10 de ortopedia, 8 de cirurgia geral e uma cirurgia cardíaca

O HGV promoveu neste sábado (24) mais um mutirão de cirurgias | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu neste sábado (24) mais um mutirão de cirurgias, beneficiando um total de 43 pacientes em diversas especialidades médicas. Foram realizados 14 procedimentos na área de oftalmologia, 10 em ginecologia, 10 em ortopedia, 8 em cirurgia geral e uma cirurgia cardíaca.

Esses mutirões realizados aos finais de semana são parte dos esforços conjuntos do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do HGV, com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila por cirurgias.

“Os mutirões no HGV já se tornaram rotina. Hoje estamos realizando 43 procedimentos, dando mais qualidade de vida aos pacientes e diminuindo a fila de espera por uma cirurgia”, afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

A diretora-geral, Nirvania Carvalho, afirmou  que o HGV tem dado andamento em cirurgias aos sábados desde janeiro deste ano. “Até o momento já realizamos mais de 400 cirurgias em regime de mutirão para reduzir o tempo de espera dos pacientes que ainda estão aguardando”, explica a gestora.

HGV faz primeira trombólise e reverte sintomas de paciente em Teresina

A unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na tarde do úlitmo domingo (18), a primeira trombólise para AVC isquêmico. A paciente de 76 anos, apresentou uma fraqueza súbita do lado esquerdo do corpo e foi socorrida à UPA, sendo atendida via telessaúde por um neurologista e, em seguida, levada ao HGV. 

Ela foi prontamente regulada através de uma interação dinâmica da Central de Regulação de Leitos Estadual e da Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Teresina. Diante do relatado ao médico, foi solicitada a sua transferência para o HGV, onde a equipe já estava aguardando. 

O atendimento foi dentro da janela prevista, que é de 4h30 minutos desde a apresentação dos  primeiros sintomas da doença. Logo que chegou ao HGV foi avaliada pela equipe e encaminhada para o setor de tomografia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES