Patrulha Maria da Penha recebeu 19 medidas protetivas de urgência em julho

A identificação visual diferenciada, que simboliza o combate à violência contra a mulher, garante um atendimento humanizado e segurança para as vítimas

Patrulha Maria da Penha recebeu 19 medidas protetivas de urgência em julho | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí, através da Patrulha Maria da Penha, recebeu durante o mês de julho, 19 novas medidas protetivas de urgência (MPU’s) deferidas pelo Poder Judiciário do estado, uma alta de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Para a major Elisamar, coordenadora da patrulha, a alta na procura pelo serviço foi registrada após o advento das viaturas lilás. 

A identificação visual diferenciada, que simboliza o combate à violência contra a mulher, garante um atendimento humanizado e segurança para as vítimas. Segundo ela, as mulheres se encorajaram a buscar ajuda.

Outro passo importante foi a descentralização do serviço da capital. Uma base da patrulha já foi instalada na cidade de Piripiri e hoje será a vez da cidade de Floriano, que também receberá uma viatura lilás. 

"Nesse primeiro semestre e no decorrer de julho a Polícia Militar do Piauí atuou fortemente na prevenção e repressão na violência contra a mulher. A Patrulha Maria da Penha desenvolveu ações importantes e parcerias com outros órgãos da rede de prevenção. Iniciamos também um processo de descentralização dessa tão importante modalidade de policiamento. Implantamos base da Patrulha Maria da Penha nos municípios de Piripiri e hoje em Floriano. Recebemos mais viaturas lilás e capacitamos policiais militares de diversas regiões do estado para atuar no atendimento às vítimas de violência doméstica, de forma especializada e acolhedora. Todas essas ações fazem parte da estratégia do comando da Polícia Militar para enfrentar os crimes da mulher nas diversas regiões do estado", ressalta.

Durante o primeiro semestre, foram 164 atendimentos às mulheres, um aumento de 76,34% em comparação ao mesmo período do ano passado (93). O serviço consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas e reprimir eventuais atos de violência. 

Atualmente, a Patrulha Maria da Penha acompanha 153 MPU’s ativas. Houve ainda o registro de 7 afastamentos do lar, que é a determinação da justiça para afastar o agressor da residência em que ele mora com a vítima, através da medida protetiva de urgência.

Denúncias

A população pode realizar denúncias através do 190, além do WhatsApp 0800-000-1673, que tem funcionamento para receber casos de violência contra a mulher. Há ainda o número 180, que é da Central de Atendimento A Mulher do Governo Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES