Patrulha Maria da Penha registra aumento de mais de 70% nos atendimentos

Somente no primeiro semestre de 2023 foram registrados 164 atendimento às mulheres com medidas protetivas de urgência no estado

Patrulha Maria da Penha registra aumento de mais de 70% nos atendimentos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o primeiro semestre de 2023, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Piauí prestou 164 atendimentos a mulheres com medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário do estado. Esse número representa um aumento significativo de 76,34% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 93 atendimentos. Conforme a major Elizamar, coordenadora da patrulha, a alta foi registrada após a implantação das viaturas lilás, principal identidade do serviço. Segundo ela, as mulheres vítimas de violência se encorajaram a procurar ajuda, após a visibilidade dada com o advento dos veículos. 

“A patrulha registrou um aumento considerável de demandas, tanto com o acompanhamento de medidas protetivas, como outros atendimentos. Acreditamos que esse crescimento deu-se após o recebimento das viaturas lilás, tendo em vista que elas trouxeram uma maior visibilidade aos nossos serviços. Portanto, é importante que a vítima de violência doméstica registre um boletim de ocorrência e solicite no ato a medida protetiva de urgência, pois é a partir dessa denúncia, que outras mulheres serão encorajadas a denunciar qualquer tipo de violência”, destacou.

O serviço da Patrulha Maria da Penha consiste em realizar visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com o propósito de verificar o cumprimento das medidas protetivas e coibir possíveis atos de violência. Além dessas atividades, a patrulha também ministrou 18 palestras educativas em instituições públicas e privadas, além de participar de 4 operações policiais e blitzen. No mês de junho, a Polícia Militar do Piauí promoveu uma capacitação interna para a corporação, visando expandir e aprimorar esse importante serviço.

“A PM, através da Patrulha Maria da Penha, durante o primeiro semestre de 2023, realizou fiscalizações de medidas protetivas, palestras em instituições de ensino e ONG’s, operações e blitzen educativas em todo estado do Piauí. No mês de junho, realizamos a capacitação dos policiais militares, com o objetivo de qualificar homens e mulheres da nossa instituição, para atender os casos de violência doméstica, de forma humanizada e acolhedora”, completou a major Elizamar.

A Patrulha Maria da Penha também realizou durante os primeiros seis meses do ano, 68 atendimentos via WhatsApp, através do canal de atendimento disponibilizado, o (86) 9 9414-8857, registrando uma alta de 151,85% em relação a 2022, que contabilizou 27 atendimentos. O número também pode ser utilizado para denúncias.

(Com informações da PMPI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES