Patrulha Maria da Penha registra aumento de demandas com medidas protetivas

O crescimento da demanda da patrulha, que é a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, se deu a partir da visibilidade que as viaturas lilás tiveram

Patrulha Maria da Penha registra aumento de demandas com medidas protetivas | Ascom/PMPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí, através da Patrulha Maria da Penha, do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), registrou um aumento no número de demandas de fiscalização acerca de medidas protetivas de urgência em Teresina, com o advento das viaturas lilás. A identificação visual diferenciada, que simboliza o combate à violência contra a mulher, garante um atendimento humanizado e segurança para as vítimas. 

De acordo com a capitã Leoneide, comandante da Patrulha Maria da Penha, na missão de garantir a fiscalização do resguardo da mulher, é importante que a vítima denuncie, registre o boletim de ocorrência e, no ato do boletim, solicite a medida protetiva para que esse agressor se afaste e o possível ciclo de violência seja quebrado, para não serem cometidos novos casos de violência do agressor em relação a essa vítima.

Patrulha Maria da Penha registra aumento de demandas com medidas protetivas - Foto: Ascom/PMPI

“Nós, enquanto Patrulha Maria da Penha, com advento das viaturas lilás, tivemos um crescimento na demanda. Antes nós atendíamos 2 novas medidas protetivas diárias, hoje nós atendemos uma média de 5 a 7 medidas novas que chegam para a gente, para que a gente possa fazer a fiscalização. É interessante nós destacarmos que o trabalho da Patrulha Maria da Penha é a fiscalização dessas medidas protetivas, para justamente cobrir essa lacuna que existe entre o deferimento da medida protetiva e a sensação de segurança da mulher. O simples papel, sem nenhum tipo de fiscalização, não tem uma efetividade. Então nós, enquanto patrulha, enquanto Polícia Militar, preenchemos esse espaço de fiscalizar para saber se realmente esse agressor está cumprindo essa medida numa ação conjunta”, detalha. 

A capitã destacou ainda que o crescimento da demanda da patrulha se deu a partir da visibilidade que as viaturas lilás tiveram. 

“Vale ressaltar que esse crescimento na demanda da patrulha se deu a partir da visibilidade que foi dada ao trabalho que é feito através da viatura lilás. A cor destacou, chamou atenção da sociedade, principalmente das mulheres vítimas que se mantinham na subnotificação, ou seja, ela sofria as agressões, mas por medo não fazia a denúncia. E com a viatura lilás, a visibilidade que ela trouxe, muitas mulheres se encorajaram a fazer essa denúncia e solicitar essa medida protetiva”, pontua a comandante. 

A importância da denúncia no combate à violência

Para a capitã Leoneide, nenhum tipo de agressão, seja verbal, psicológica, moral ou física, pode ser subestimada. Segundo ela, o ciclo de violência possui três fases: a lua de mel, a tensão e a explosão. Na lua de mel está tudo bem, na tensão são as discussões e a explosão vai à violência física, que pode culminar em um feminicídio.

“A mulher quando ela é agredida, ela não pode subestimar essa agressão. Ela precisa fazer essa denúncia na primeira vez que ele comete algum tipo de agressão ou violência. Muitas mulheres pensam que a violência contra mulher se resume à violência física. E não é. Existe a psicológica, moral, patrimonial, sexual e a física. Então, no primeiro sinal, essa mulher precisa fazer a denúncia e ela precisa se manter forte, precisa se manter encorajada a manter essa denúncia porque esse ciclo de violência, como o próprio nome já diz, é um ciclo, então vai e volta. Não adianta querer romantizar essa violência, que foi a única vez que ele comentei. Não. Nós precisamos quebrar esse ciclo, trazer essa mulher para que ela se sinta segura, se sinta apoiada e rompa com esse ciclo”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES