Exclusivo “Pedi para ele não ir”, diz mãe de atleta de canoagem que desapareceu em barragem

Lívio era considerado um atleta promissor no esporte, e ocupava o quarto lugar em um ranking nacional com o objetivo de disputar competições em todo país

Raimunda Rosangela e atleta Lívio Santos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mãe do atleta de canoagem Lívio Claudete Sales Santos, de 16 anos, que desapareceu nesta quinta-feira (15) nas águas da Barragem do Bezerro em José de Freitas, pediu para que o filho não fosse ao treino no dia, pois ele precisava pegar um exame para renovar a matrícula da canoagem.

O desaparecimento aconteceu após uma rajada de vento atingir a canoa em que o adolescente e mais quatro amigos treinavam. Lívio era considerado um atleta promissor no esporte, e ocupava o quarto lugar em um ranking nacional com o objetivo de disputar competições em todo país. O professor Til Neves, que faz parte do clube de canoagem detalhou o momento do acidente. 

Professor Til Neves (Foto: Reprodução Tv Meio Norte)

Leia Mais

"Deu uma rajada de vento muito forte quando a tempestade iniciou, nós tivemos realmente dos cinco atletas quatro que conseguiram chegar até a margem, mas o Lívio não conseguiu, a água realmente muito forte o vento forte, rajadas forte maré muito forte, e infelizmente não foi possível [ Lívio] chegar até a margem. O professor Diego estava acompanhando, que é um professor técnico profissional-também veio buscar ajuda, veio buscar colete, enfim, todo trabalho que foi feito para resgatar, mas infelizmente não conseguimos ainda”, disse Til Neves professor da escolinha Iporanga.

Lívio e outros dois alunos do grupo de treinamento, todos considerados experientes, estavam sem coletes salva-vidas no momento do acidente. Raimundo Neto, que estava com Lívio, relatou que foram pegos de surpresa por uma rajada de vento, o que resultou na queda deles na água. Ele tentou alcançar Lívio, mas acabou perdendo-o de vista.

Atleta Raimundo Neto (Foto: Reprodução Tv Meio Norte)

“Caiu primeiro o Luís, depois o Pedro Henrique, depois o Luís Neto, tentei pegá-lo, aí o Lívio caiu, e falou, professor, eu tô de boa, aí eu disse, Lívio, eu vou te pegar, tentei nadar até o Lívio, só que aí, foi chegando a noite e eu perdi o Lívio de vista. A canoa estava emborcada e me agarrei nela e fui trazendo até a margem, eu e o Luís. As buscas estão acontecendo pelo Lívio, e com fé em Deus vão achar ele”, desabafou. 

De acordo com os pais, Lívio havia participado de um retiro de carnaval da igreja que frequentava e estava feliz após o período de descanso. Eles lembram que chegaram a pedir que o filho não fosse treinar nesta quinta-feira. 

Raimunda Rosangela, mãe de Lívio (Foto: Reprodução Tv Meio Norte)

“O Lívio participou de um retiro agora no carnaval, eu pedi, Lívio não vai para a canoagem não porque você tem que pegar o exame para renovar a matrícula da canoagem. Ele disse, não mãe eu não posso perder a canoagem. Nas férias ele não tirou nenhum dia de folga, treinava de manhã e de tarde, tinha as mãos feridas de treinar. Ele disse, mãe esse é meu ano, eu vou mostrar para todo mundo que eu sou capaz, e agora eu não encontro meu filho”, relatou a mãe aos prantos. 

Devido às condições climáticas adversas no momento do acidente, o resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros teve início apenas horas após o desaparecimento, com as buscas sendo retomadas na manhã desta sexta-feira (16). Segundo o tenente Vilmar, a equipe está considerando a possibilidade de Lívio ter se afastado, pois a canoa que ele utilizava foi localizada a cerca de 1km do local do acidente.

 Tenente Vilmar (Foto: Reprodução Tv Meio Norte)

“Foi feito levantamento hoje a partir das cinco da manhã. Fizemos mergulhos alternativos com 4 a 5 metros de profundidade. Ele pode estar no mesmo local que caiu, mas devido a correnteza e aos ventos fortes de ontem ele pode ter descido um pouco, porque a lancha foi encontrada em um raio de quase 1km de onde ele caiu”, detalhou o tenente. 

Familiares, amigos e populares se reúnem para oração às margens da barragem

Na manhã desta sexta-feira (16), familiares e amigos de Lívio acompanharam o trabalho de busca do Corpo de Bombeiros nas margens da Barragem do Bezerro e realizaram uma corrente de orações.

Famialiares, amigos e populares se reúnem para orações (Foto: Matheus Oliveira) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES