Pedro II, a terra da opala, estará na Feira dos Municípios

Suas cachoeiras, formações rochosas e trilhas montam cenários ideais para esportes radicais ou para aqueles que desejam contemplar.

Cachoeira do Salto Liso - Pedro II | Setur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Pedro II, também conhecida como a terra da opala, vai participar da Feira dos Municípios 2023, agendada para ocorrer de 21 a 24 de setembro no Centro de Convenções de Teresina (CCT). Este tesouro piauiense, situado na Serra dos Matões, oferece uma ampla variedade de opções para os visitantes. Localizada a 600 metros acima do nível do mar, a cidade desfruta de temperaturas amenas ao longo do ano. Suas cachoeiras, formações rochosas e trilhas montam cenários ideais para esportes radicais ou para aqueles que desejam contemplar a natureza.

Na área urbana, a arquitetura em estilo português revela a humildade interiorana e sua história por trás da colonização. Mais de 200 sítios arqueológicos atestam a presença de comunidades que habitaram essas terras por milhares de anos. Abaixo da superfície, encontra-se a opala, uma gema valiosa que só é encontrada nesta região do Piauí e na Austrália.

Pedro II, a terra da opala, estará na Feira dos Municípios (Foto: Setur)

O artesanato em fios de algodão está presente na tapeçaria e nas redes reconhecidas nacionalmente pela qualidade. Os amantes da boa música podem aproveitar do Festival de Inverno, realizado anualmente desde 2004, durante o feriado de Corpus Christi. O evento reúne todos os potenciais do município, como ecoturismo, artesanato, esportes e música, com shows de artistas locais, nacionais e internacionais. Pedro II também oferece opções para aqueles que desejam vivenciar a vida no campo, com a possibilidade de hospedar-se na casa dos habitantes da zona rural.

O centro da cidade abriga edifícios seculares de inspiração portuguesa, bem como mansões que remetem ao auge econômico da primeira metade do século XX. Entre eles, destacam-se o Memorial Tertuliano Brandão Filho, que abriga um acervo de imagens e documentos históricos da cidade, e a Junta Comercial, que hoje abriga centros de lapidação de opala. Há também o Solar da Estrela Marrom, que foi a residência do coronel Domingos Mourão Filho, bombardeado por ordem do governo federal, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que substituiu a capela em homenagem à mesma santa trazida por portugueses no século XVIII. O Mercado do Artesão é outra atração imperdível.

A tradição do artesanato em fios de algodão em Pedro II remonta pelo menos ao século XIX. Segundo a história oral, tudo começou com as três irmãs Severa, Honorina e Mariana, que introduziram os teares de grade na localidade e disseminaram as técnicas de confecção de redes, o produto mais conhecido. Hoje em dia, a produção inclui colchas, bolsas, jogos americanos e outros objetos.

Você também pode seguir um roteiro que engloba toda a cadeia produtiva da opala, desde as minas, sendo a mais conhecida a do Boi Morto, uma das maiores minas a céu aberto do mundo, até as oficinas de lapidação e ourivesaria. Pedro II possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados, sendo que quatro deles estão estruturados para receber turistas: Serra do Quinto, Buriti Grande dos Aquiles, Torre 1 e Torre 2. As figuras de animais, homens e formas abstratas são testemunhos da ocupação humana ao longo dos anos e a presença de um guia é recomendada.

Outra atração é um museu particular, situado a cerca de 10 quilômetros da sede do município, que ocupa um casarão do século XIX. Este museu abriga um acervo eclético que retrata a evolução social e os primeiros dias da mineração na cidade. Além disso, oferece um restaurante com piscina e áreas para descanso, estando aberto aos sábados, domingos e feriados.

Outra propriedade particular funciona durante os festivais e festas da cidade, contando com um engenho e uma Casa de Farinha onde os visitantes podem acompanhar e participar dos processos de produção de produtos a partir da cana-de-açúcar (caldo, rapadura) e da mandioca (farinha, goma, tapioca).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES