Pela primeira vez, concurso no Piauí terá vaga para tradutor e intérprete de Libras

O cargo de tradutor e intérprete de Libras foi criado pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Alepi

Pela primeira vez, concurso no Piauí terá vaga para tradutor e intérprete de Libras | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O concurso público da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) abriu vaga para o cargo de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). É a primeira vez que um concurso disponibiliza vaga para a profissão no Estado. O cargo foi criado pela Lei Nº 8.179/2023, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do quadro de servidores da Alepi. O requisito para investidura é ter bacharelado em Letras-Libras ou licenciatura em Letras com pós-graduação na área.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Franzé Silva (PT), destaca a necessidade de se incluir, nos órgãos públicos e no setor privado, os profissionais de Libras, e que o cargo foi criado após diálogo com entidades representantes da comunidade surda.


“Essa demanda chegou ao nosso mandato através da Associação de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais e assumimos o compromisso de defender a comunidade surda no Piauí, com ações efetivas, que possibilitem sua inclusão social”, pontua Franzé.


“O cargo de tradutor e intérprete de Libras vai fortalecer nossa política de inclusão, possibilitando um acolhimento especial a essas pessoas na Assembleia Legislativa do Piauí. Essa e outras medidas que estamos implementando toram a Alepi mais inclusiva”, observa.


O presidente da Assembleia Legislativa é também autor do Projeto de Lei Nº 67, que cria o cargo efetivo de tradutor e intérprete de Libras no âmbito da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Piauí (Seid).O concurso da Alepi será realizado no dia 14 de janeiro de 2024. 


As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de dezembro, no link www.al.pi.leg.br/concurso-2023, que disponibiliza o edital para download e outras informações sobre o certame.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES