Pesquisa trabalha para identificar praga em plantações de feijão-caupi

Os cientistas da Embrapa estão trabalhando para descobrir a origem da mosca e desenvolver um controle eficiente da praga

Pesquisa trabalha para identificar praga em plantações de feijão-caupi | Patrícia Rocha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Embrapa Meio-Norte está empenhada em identificar uma espécie de mosca que está causando sérios danos às plantações de feijão-caupi (feijão-de-corda) no sudeste do Piauí. Essa mosca, de coloração preta e tamanho menor do que as moscas-domésticas, foi descoberta há aproximadamente um mês nos municípios de Pio IX e Ipiranga do Piauí por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). O inseto está destruindo os grãos ainda nas vagens.

Diante dessa situação, os pesquisadores Paulo Henrique Soares, especialista em Entomologia, e Cândido Athayde Sobrinho, especialista em Fitopatologia, realizaram visitas aos municípios afetados para presenciar de perto o ataque dessas moscas às plantações de feijão. Eles juntaram-se aos fiscais Paulo Segundo e Ozael Valério, que são respectivamente o coordenador e o gerente de Defesa Vegetal da Adapi, formando uma equipe engajada nessa força-tarefa.

Os cientistas da Embrapa estão trabalhando para descobrir a origem da mosca e desenvolver um controle eficiente da praga, reduzindo, assim, as perdas nas lavouras e os prejuízos dos agricultores. “Não há um prazo estabelecido para a conclusão do estudo”, disse Soares. 

O produtor José de Melo, do assentamento Guariba II, em Pio IX, garantiu que colheu oito sacas de feijão-de-corda em fevereiro último e os “grãos estavam normais”. Segundo ele, esse tipo de inseto nunca foi visto antes na região. Os municípios de Pio IX e Ipiranga do Piauí concentram hoje cerca de mil pequenos agricultores que vivem diretamente da produção e comercialização de grãos, como milho e feijão. 

As pragas do feijoeiro mais citadas na literatura entomológica são: Lagarta elasmo, Lagarta rosca, Cigarrinha verde, Mosca branca, Vaquinhas, Lagarta das folhas, Mosca minadora, Ácaro raado, Ácaro branco, Lagartas das vagens e Carunchos. A Mosca-branca (Bemisia tabaci) é a mais problemática, com a transmissão do vírus do mosaico dourado do feijoeiro e do vírus do mosqueado suave do caupi, que podem gerar perdas consideráveis na produtividade.

(Com informações da Revista Cultivar)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES