PF faz vistoria em avião com destino a Teresina após ameaça de bomba; vídeo

De acordo com a Polícia Federal, a administração do GRU acionou as autoridades após um passageiro ter afirmado que havia uma bomba em sua mala

PF faz vistoria em avião com destino a Teresina após ameaça de bomba | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a ameaça de uma bomba, um voo com destino a Teresina, no Piauí, sofreu um atraso de quatro horas, conforme relatado por passageiros que estavam presentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, na tarde de segunda-feira. Confira a nota do aeroporto abaixo.

De acordo com a Polícia Federal, a administração do GRU acionou as autoridades após um passageiro, um homem de 53 anos, ter afirmado que havia uma bomba em sua mala, em tom provocativo, depois de ser questionado sobre a presença de objetos metálicos nas bagagens.

Isso ocorreu enquanto um funcionário ajudava outro passageiro a despachar seus pertences. “A manifestação causou pânico no casal que ouviu a conversa e por este motivo foram acionados os protocolos de segurança. A aeronave, que seguiria voo para Teresina, no Piauí, foi removida para a área remota do aeroporto e todos os passageiros foram desembarcados”, diz a nota da Polícia Federal

O homem, que havia chegado a São Paulo de Chapecó (SC), foi levado à delegacia da Polícia Federal, onde testemunhas e funcionários envolvidos foram ouvidos. No local, ele negou ter mencionado a palavra "bomba". A PF informou que foi instaurado um Registro de Fato (RDF) contra o acusado, que poderá resultar em medidas criminais e administrativas após uma análise detalhada dos fatos.

PF faz vistoria em avião com destino a Teresina após ameaça de bomba (Foto: Redes sociais/Evandro Pádua)

Seguindo a denúncia, a aeronave foi movida para uma área remota do aeroporto, e todos os passageiros foram desembarcados. As bagagens passaram por uma nova inspeção com detectores de explosivos e raio-x, mas nada de ilícito foi encontrado.

Teresinense relatou situação

O engenheiro civil teresinese Evandro Pádua, um dos passageiros, compartilhou a situação nas redes sociais. “Já estava dentro do avião, voltando para THE [Teresina], quando alguém falou que tinha uma bomba dentro do avião. Chegou a PF [Polícia Federal] aqui, estamos todos desembarcando, p* m*", escreveu no twitter.

Ele também relatou a falta de comunicação da companhia aérea e da polícia com os passageiros. “Montaram uma operação no meio da pista, PF revistando todo mundo, novo raio X nas malas, coisa de filme mesmo, 'loucura'. O pior é que nem a PF e nem o pessoal da cia aérea confirmaram/negaram as coisas. So falavam em inspeção de segurança. Mas diz que viram a PF levando um casal na viatura”, relatou.

Nota do aeroporto de Guarulhos

PF VISTORIA BAGAGENS EM RAZÃO DE AMEAÇA DE BOMBA EM AERONAVE

Guarulhos/SP – A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em ação protocolar no caso de ameaça à segurança da aviação, em conjunto com a Gru Airport, isolou uma aeronave em área remota e desembarcou todos os passageiros.

A PF foi acionada pela administração do aeroporto, nesta segunda-feira (2), após um passageiro dizer ao funcionário que orientava outro passageiro a despachar sua bagagem, questionando se nela havia algo de metal, que naquela mala havia uma bomba. O homem que fez tal afirmativa, em tom de deboche, havia sido repreendido pelo funcionário, porém sua manifestação causou pânico no casal que ouviu a conversa e por este motivo foram acionados os protocolos de segurança. A aeronave, que seguiria voo para Teresina, no Piauí, foi removida para a área remota do aeroporto e todos os passageiros foram desembarcados. A situação foi avaliada e as bagagens passaram por nova inspeção com detectores de explosivos e raio-x, mas nada ilícito foi encontrado. O homem que mencionou a existência da bomba, de 50 anos de idade, veio a São Paulo em voo proveniente de Chapecó (SC), e foi conduzido à PF, juntamente com testemunhas e funcionários envolvidos, para serem ouvidos.

Na delegacia, as testemunhas, funcionários e acusado, que negou ter mencionado a palavra bomba, foram ouvidos e, em razão dos fatos foi instaurado, em desfavor do acusado, um Registro de Fato (RDF), que pode ensejar, após uma análise minuciosa dos fatos, tanto medidas criminais quanto administrativas, tendo em vista o risco causado à segurança dos passageiros (pânico generalizado), quanto à aviação, com atrasos em voos e possível paralização das operações no aeroporto.

Comunicação Social

Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Superintendência da Polícia Federal em São Paulo

Tel: (11) 2445-2212



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES