PGE capacita assessores jurídicos para a utilização da linguagem simples

A aula inaugural foi ministrada pela professora doutora em letras, Shirlei Marly, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

PGE capacita assessores jurídicos para a utilização da linguagem simples | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante pouco mais de duas horas, quase 50 assessores técnicos da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí e das áreas setoriais acompanharam a primeira aula do novo modelo de capacitação. Nesta oportunidade, foram abordados os aspectos gramaticais em textos jurídicos. O evento, que é organizado pela Escola Superior da PGE/PI, tem como objetivo melhorar a linguagem colocada nas ações, deixando-as mais claras, diretas e simples. Os assessores lotaram o auditório da sede do órgão, que fica na zona leste de Teresina. 

A aula inaugural foi ministrada pela professora doutora em letras, Shirlei Marly, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Esse é apenas o pontapé inicial do curso. Outros quatro módulos ainda serão realizados, segundo Yury Queiroz, chefe da PGE Setorial da Uespi. “O programa pretende capacitar nossos assessores para o uso da linguagem simples ou ‘plain language’. É muito importante que, em um mundo conectado, a PGE se utilize da linguagem clara e direta. Afirmou o procurador, que, também, é um dos coordenadores do curso. 

Já o procurador Paulo Maneco, chefe-adjunto da Procuradoria Judicial, outro coordenador do curso, comentou sobre o andamento do curso. “Serão cursos pequenos de enfrentamento direto de problemas mais corriqueiros que enfrentamos em nossas ações”, destacou Maneco.  

PGE capacita assessores jurídicos para a utilização da linguagem simples - Foto: Ascom

A ideia da capacitação é manter o corpo de assessores da PGE/PI, principalmente da área jurídica, atualizados e acompanhando a questão digital, tendo em vista que o atual Governo tem buscado expandir seus serviços digitalmente, transformando o Piauí em um estado cada vez mais digital em todas as áreas. 

“Nós estamos atentos as novidades e sempre procurando melhorar a qualificação dos servidores”, destacou o procurador Jean Paulo, chefe da Escola Superior da PGE/PI, lembrando que a capacitação da parte escrita ainda terá mais três encontros. “Ai que virão os cursos da técnica jurídica, propriamente dita, para elaboração de peças e defesas judiciais”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES