Piauí atinge 1º lugar no ranking nacional de cobertura vacinal contra Covid

Além do primeiro lugar no ranking geral, o Piauí possui quatro municípios no ranking das 18 cidades brasileiras que atingiram as melhores coberturas

Piauí atinge primeiro lugar no ranking nacional de cobertura vacinal contra Covid | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí alcançou a primeira colocação no ranking nacional dos estados na cobertura vacinal contra a Covid-19 com a vacina bivalente. O estado chegou a 27,2% de cobertura. Em segundo lugar está o Distrito Federal, com uma cobertura de 26,8% e em terceiro lugar está São Paulo, com cobertura de 25,5%. 

INTENSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS: Em janeiro o estado estava na quarta colocação no país e, após trabalhos de intensificação por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) junto aos municípios, os indices de vacinação melhoraram. Além do primeiro lugar no ranking geral, o Piauí possui quatro municípios no ranking das 18 cidades brasileiras que atingiram as melhores coberturas vacinais. São elas: Santa Cruz do Piaui, São João da Serra, João Costa e São Félix do Piauí.

GERANDO RESULTADOS POSITIVOS: A superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios, Leila Santos, destaca que os esforços da Sesapi para melhorar a cobertura vacinação vem gerando resultados positivos. “A Sesapi traçou estratégias e vem trabalhando ações junto aos nossos municípios para intensificar os trabalhos de vacinação, pois sabemos a importância e os efeitos que essa ação tem na saúde do povo piauiense. Pedimos que todos continuem com esse trabalho, para que mais piauienses estejam protegidos”, fala a superintendente.

REFORÇO VACINAL PRECISA AUMENTAR: A coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destaca que apesar da melhoria, a cobertura ainda precisa ser reforçada por todo o estado. “Nós conseguimos intensificar o trabalho de imunização da nossa população e chegamos a faixa de 27% de cobertura com as bivalentes, mas ainda estamos distantes de um patamar ideal. Nesse momento precisamos parabenizar os municípios, mas continuar trabalhando firme para que a cobertura vacinal atinja níveis adequados de população imunizada”, reforça a coordenadora.

DISPONIBILIDADE DA VACINA NO ESTADO: No momento, a vacina bivalente está disponível para todo o estado do Piauí, conforme a solicitação realizada pelos municípios para a Secretaria de Saúde. No processo de imunização cada município tem autonomia para realizar a vacinação seguindo as orientações do Ministério da Saúde. No momento a imunização com as vacinas bivalentes estão voltadas para grupos prioritários, como idosos, gestantes, profissionais da saúde, pessoas imunocomprometidas. Para ter acesso à vacina a população precisa ficar atenta aos postos de vacinação disponibilizados pelos seus municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES