“Piauí deve liderar as discussões sobre transição ecológica”, diz Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (1º), do lançamento do Plano de Transição Ecológica, na COP 28, em Dubai

Governador posa com Ricardo Lewandowski e Dilma Rousseff no lançamento do Plano de Transição Ecológica | Reprodução- Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (1º), do lançamento do Plano de Transição Ecológica, na COP 28, em Dubai. Executado em parceria entre os ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, o plano visa o desenvolvimento econômico e social aliado à sustentabilidade ambiental em todo o Brasil.

Em seus discursos de apresentação do plano, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacaram o interesse do Governo Federal em promover crescimento econômico, aumentar a geração de emprego e renda e reduzir as desigualdades sociais e regionais no Brasil. A ideia é atingir esses objetivos a partir de um trabalho pautado em transição ecológica, preservação ambiental e de combate às mudanças climáticas.

Governador Rafael Fonteles participa da COP 28, em Dubai Foto: Ascom 

Segundo Fonteles, o Piauí já é protagonista nesta pauta. "A nossa matriz energética é 100% limpa, temos reduzido os índices de desmatamento e contamos, agora, com o maior projeto de hidrogênio verde do mundo. Então, vejo o Piauí liderando essas discussões, visto que já somos referência em transição energética para as energias eólica, solar e hidrogênio verde", destacou. 

Durante o evento, os ministros Fernando Haddad e Marina Silva apresentaram, ainda, uma proposta para que haja o financiamento global em prol da preservação das florestas tropicais, especialmente da Floresta Amazônica. "Uma proposta importante, visto que as florestas tropicais exercem papel fundamental na preservação da biodiversidade e no enfrentamento às mudanças climáticas. Na COP 30, que acontecerá no Brasil, teremos uma proposta bem mais concreta e que terá a adesão de vários países", reforçou Fonteles.

Governador apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP 28 em Dubai

O governador Rafael Fonteles participa, a convite do presidente Lula, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta sexta-feira (1º), o governador apresentou o projeto de hidrogênio verde do Piauí, considerado um dos maiores do mundo, e reafirmou o compromisso de preservação ambiental e transição energética no estado.

Em evento protagonizado pelo Consórcio Brasil Verde – grupo composto por governadores de estados brasileiros para discussões relacionados ao meio ambiente e clima, que está sob gestão do governador do Espírito Santo (ES), Renato Casagrande, o governador Rafael Fonteles debateu sobre energias renováveis, transição energética, questões climáticas e soluções inteligentes.

Na oportunidade, o gestor apresentou o projeto da usina de hidrogênio verde que será instalada em Parnaíba, no litoral do Piauí, e que conta com o apoio bilionário da União Europeia (UE). Rafael expôs estatísticas que evidenciam o trabalho do Piauí no enfrentamento às mudanças climáticas e em prol da sustentabilidade ambiental.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES