Saiba o que faz o Piauí ser mais atrativo que o Ceará em hidrogênio verde

O Piauí se destaca como um ambiente propício para a produção de hidrogênio verde, impulsionando sua posição como um grande gerador de energias renováveis.

Victor Hugo é o presidente da Investe Piauí | Francy Teixeira/MEIONORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao MeioNorte na terça-feira, 28 de novembro, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida respondeu aos questionamentos sobre a vantagem do projeto de hidrogênio verde piauiense no comparativo com o do vizinho, Ceará, tendo em vista que a União Européia escolheu o Piauí para abrigar os investimentos iniciais do setor no país. 

De acordo com o líder, o Piauí se destaca como um ambiente propício para a produção de hidrogênio verde, impulsionando sua posição como um grande gerador de energias renováveis. Com 70% do custo da produção de hidrogênio associado à energia, o estado capitaliza em suas condições favoráveis, incluindo água abundante, facilidades na zona de processamento de exportação e atrativos incentivos fiscais.

Leia Mais

Victor Hugo admite que o Ceará também possui excelentes condições, no entanto, precisa realizar o processo de dessalinização da água

"O Piauí se destaca porque ele reúne sol, vento e água em abundância numa região que dispõe também de uma ZPE que desonera esse investimento. Qual é a desvantagem do Ceará? O Ceará também é um local muito competitivo para a produção de hidrogênio. Mas o que nos diferencia em relação ao Ceará? A água. Então o estado do Piauí, a ZPE, ela é abastecida ao lado da ZPE passa o rio Igarassú, então nós temos água em abundância", explicou Victor Hugo Almeida, comparando a vantagem estratégica do Piauí em relação ao Ceará.

A dessalinização da água torna o projeto do Ceará mais caro do que o capitaneado pelo Piauí

Na última semana, após o anúncio dos investimentos da Europa em solo piauiense, o deputado estadual cearense Felipe Mota (União Brasil) chamou a atenção da gestão do governador Elmano de Freitas (PT), sinalizando que ele teria levado uma 'rasteira'. 

“Fomos golpeados pelo Governo Federal, que, em acordo com a União Europeia, colocou à disposição do Piauí dois bilhões de euros para o hidrogênio verde. E o Ceará, que se dizia na vanguarda desse processo, tomou uma rasteira”, cravou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES