Piauí é o estado com maior percentual de matrículas na Educação Profissional

Os resultados do Censo Escolar 2023 mostram o panorama de crescimento da rede pública estadual de ensino do Piauí

Piauí é o estado com maior percentual de matrículas na Educação Profissional | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí alcançou um novo marco na área da Educação. Em 2023, foi o estado brasileiro que mais criou matrículas de Ensino Profissional, ultrapassando a marca de 22 mil novas matrículas, consolidando sua posição como líder em percentual de matrículas na área de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT), e ampliando sua vantagem em relação aos demais estados. No período entre 2021 e 2023, o estado registrou a criação de mais de 44 mil matrículas na EPT.

Destaque também para o Ensino em Tempo Integral, onde o Piauí ocupa o 2º lugar em percentual de matrículas nessa modalidade, com mais de 37% do total, abrangendo os ensinos fundamental e médio. Além disso, o estado registrou o maior crescimento percentual de matrículas em tempo integral no ensino médio entre 2021 e 2023, saltando da 10ª posição (20,8%) para a 4ª posição nacional (45,4%), mais que dobrando a média brasileira nesse quesito.

Os resultados do Censo Escolar 2023, divulgados na última quinta-feira (22), mostram o panorama de crescimento da rede pública estadual de ensino do Piauí. Apresentado com dados de todas as redes de educação do país, o levantamento indicou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi a rede que mais criou vagas novas no Ensino Técnico em 2023.

“O Piauí, que já tinha o maior percentual de alunos no Ensino Técnico, amplia essa diferença e é o estado com mais vagas disponibilizadas de EPT na rede estadual no ano passado. Foram mais de 22 mil vagas criadas em 2023 e mais de 44 mil nos últimos dois anos. Esse é o nosso foco, investir em um modelo de educação que gere mais oportunidades para os jovens e mais desenvolvimento para o Piauí”, celebra o governador Rafael Fonteles.

De acordo com dados do Censo Escolar 2023, 35,3% dos estudantes da rede pública estadual do Piauí estão matriculados em cursos profissionais, técnicos e tecnológicos.

Programas da Seduc Impulsionam crescimento

O Seduc Tec e o Oportunidade Jovem contribuíram diretamente para o crescimento nas matrículas em cursos técnicos, profissionais e tecnológicos. Cursos como Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Turismo com Ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais e Sistemas de Energias Renováveis. Eles são ofertados em 184 escolas das 21 Gerências Regionais de Educação e ampliaram o número de matrículas em 2023.

Os cursos são ofertados pelo Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc, que visa a ampliação da oferta de cursos profissionais, técnicos e tecnológicos de nível médio integrados à modalidade de Tempo Integral.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. “O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico gera fortalecimento das aprendizagens, melhora índices sociais, econômicos, as habilidades socioemocionais e a formação cidadã dos nossos jovens e favorece o ingresso no ensino superior e mundo do trabalho”, defende.

A inserção dos jovens piauienses no mundo do trabalho é outra meta do Governo do Estado que passa pela pasta da Educação. O Oportunidade Jovem é o maior programa de inclusão produtiva de jovens da história do Piauí e busca oportunizar o início da jornada de experiência profissional. Novas oportunidades para os jovens estão sendo criadas com a implantação do Programa, ainda dentro do contexto escolar, com bolsas remuneradas de monitoria estudantil, estágio curricular e extracurricular em Instituições Públicas ou Privadas, até o primeiro emprego e trabalho.

Washington Bandeira destaca a importância do Oportunidade Jovem aos estudantes da rede estadual. “Antes do estágio obrigatório ser remunerado, os estudantes mais vulneráveis da Educação Profissional acabavam não concluindo o curso e evadindo da escola pelo simples fato de não terem condições de se deslocar para o local do estágio. Com a bolsa do Oportunidade Jovem conseguimos minimizar essa dificuldade e muitos retornaram e concluíram o curso em 2023. O Piauí também reduziu a evasão escolar e a distorção idade-série em 2023 e isso se deve muito ao novo modelo do tempo integral com o ensino profissional e o Oportunidade Jovem”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES