Piauí está entre os três estados mais rápidos na abertura de empresas

O tempo total de registro de empresas na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) foi de 12h no mês de julho de 2023

Piauí está entre os três estados mais rápidos na abertura de empresas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mês de julho de 2023, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou um tempo total de 12 horas para a abertura de 713 empresas, conforme indicado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Conforme o relatório, o tempo médio de abertura de empresas no Brasil foi de 1 dia e 9 horas. Notavelmente, na região nordeste, destacaram-se os três estados mais ágeis no processo de abertura de empresas: Sergipe em primeiro lugar, seguido pela Bahia em segundo lugar e o Piauí em terceiro lugar.  

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, observa que o órgão ficou em primeiro lugar no ranking quando se considera apenas o tempo de registro mercantil que não inclui as etapas de viabilidade de endereço nas prefeituras e os licenciamentos. “Nosso tempo de registro foi de 22 minutos, isto é, a média para se obter o registro e o CNPJ da empresa no mês de julho. Esse tempo muda mês a mês, mas a equipe da Jucepi se esforça sempre para manter o menor tempo possível de análise dos processos”, explica Alzenir. 

A Jucepi vem se mantendo sempre entre as primeiras juntas comerciais, dando celeridade aos processos com a simplificação de etapas, a automatização do registro e do licenciamento de empresas pelo novo portal GOV.PI Empresas.

“Em janeiro deste ano, o tempo total de abertura de empresas era de 1 dia 2 horas e nos meses seguintes ficamos na média de 17 horas. E agora em julho, um mês depois do lançamento do novo portal GOV.PI Empresas, reduzimos o tempo para 12 horas”, comemora Alzenir Porto. O ranking nacional pode ser acessado pelo link: https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura

O GOV.PI Empresas é uma reformulação do site Piauí Digital, plataforma que integra a Redesim. Gerenciado pela Jucepi, o site reúne os serviços da Junta Comercial, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Receita Federal, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí).

(Com informações da Jucepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES