Piauí está sob dois alertas de chuvas intensa até sexta-feira (23), diz Inmet

O aviso laranja irá afetar 76 municípios das regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte do estado

Piauí está sob dois alertas de chuvas intensa até esta sexta-feira (23) | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí continua em alerta de fortes chuvas! Na manhã desta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o estado, até às 10h desta sexta-feira (23). As regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte possuem previsão de maiores acumulados de água. 

De acordo com o instituto, o alerta de perigo (laranja) possui uma intensidade maior com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos com velocidades de 60km/h a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O aviso laranja irá afetar 76 municípios das regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte do estado. Já o comunicado amarelo se estende a 170 cidades das mesorregiões Sudeste e Sudoeste, com acumulados chegando até 50 mm/dia e ventos de 40- 60 km/h. Confira o mapa abaixo: 

Mapa da Semarh./ Foto: reprodução 

O Inmet realizou algumas instruções para a população se manter em segurança:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

  •  Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Semarh emite alerta sobre aumento dos rios na Bacia do Parnaíba devido às chuvas

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um boletim de alerta na quarta-feira (21), ressaltando mudanças nos rios monitorados na Bacia do Parnaíba.

O boletim destaca a preocupação em relação a dez trechos da bacia do rio Parnaíba, os quais entraram em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual, conforme indicado pelos dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), colocando-os em cota de atenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES