Piauí estuda criação de sistema de monitoramento de barragens

Defesa Civil, Etipi e Semarh se reuniram com o intuito de buscar soluções tecnológicas para aprimorar a política de gestão e prevenção de riscos e desastres

Piauí estuda criação de sistema de monitoramento de barragens | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do estado do Piauí está em processo de desenvolvimento de um sistema dedicado à monitorização e gestão de riscos relacionados às barragens da região. Na terça-feira, dia 5, houve uma reunião entre o Diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, membros do Laboratório de Inovação da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), bem como representantes da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) para alinhar informações e estratégias relacionadas a esse projeto. 

Werton ressalta que o intuito é buscar soluções tecnológicas para aprimorar a política de gestão e prevenção de riscos e desastres. “Foi em encontro extremamente produtivo com a equipe do Laboratório de Inovação da Etipi. A ferramenta que será construída irá fortalecer o grande gargalo existente, que é o alerta precoce e resposta rápida, dando maior eficiência na ação da Defesa Civil, principalmente no que diz respeito à criação de uma linha de comunicação mais rápida com a população”, diz. 

Segundo o diretor, a população será parceira no processo de monitoramento. “Irá facilitar muito o nosso trabalho junto às comunidades no entorno de barragens e das áreas de risco no processo de mobilização, resposta e evacuação em situação de desastres”, explica Werton.

Para o diretor de Gestão Estratégica e Líder em Inovação Governamental da Etipi, Luciano de Aguiar, a reunião foi essencial para entender e consolidar as informações sobre o monitoramento de barragens. “O Laboratório de Inovação (Lipi) é um ambiente voltado às soluções baseadas em prototipação e testes utilizando a inovação. Então, motivamos esse primeiro encontro, a fim de sanar problemas referentes ao monitoramento de barragens. Nesse primeiro diálogo, buscamos entender essa problemática e consolidar todas as informações para, a partir daí, traçarmos ações utilizando pesquisadores e soluções inovadores para essa questão”, conta o diretor.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES