Reparos em barragem no Piauí eliminam vazamentos e garantem segurança

A obra é fiscalizada pela equipe técnica da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) e, segundo avaliação do órgão, a barragem não oferece risco de incidentes

Reparos na Barragem no Piauí eliminam vazamentos e garantem segurança | Reprodução/Portal de Campo Maior
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A barragem Emparedados, localizada em Campo Maior, está passando por uma reforma para corrigir desgastes causados pela ação da natureza e pelo tempo de construção. Atualmente, equipes estão realizando reparos no sangradouro do reservatório, e a previsão é que a intervenção seja concluída em 70 dias. A equipe técnica da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) está encarregada de fiscalizar a obra e, de acordo com sua avaliação, a barragem está segura e não há risco de incidentes.

De acordo com Francisco Carvalho, diretor de Recursos Hídricos da Sedec, a empresa responsável pelo serviço na barragem segue o cronograma programado e a reforma está avançada. “Concluímos a etapa de injeção de cimento no sangradouro, aplicamos as juntas de dilatação e estamos nos preparando para o envelopamento. Portanto, não há vazamentos” afirma.

Os reparos estão sendo focados tanto no sangradouro quanto no maciço da barragem Emparedados, ou seja, na parede do reservatório. Além disso, o contrato também inclui a limpeza dos espaldares, tanto a montante quanto a jusante, a recomposição do enrocamento a montante e a drenagem superficial. Atualmente, conforme a Sedec, o nível de água na barragem Emparedados está em 50% de sua capacidade total de reservação, o que permite a realização dos serviços com total segurança.

“Considerando as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT), as especificações do Projeto Executivo e as classificações de segurança conforme resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico(ANA), podemos afirmar que o risco de rompimento hoje é zero” garante Carvalho.

Segundo a Sedec, a reforma da barragem Emparedados sofreu atraso em função do período chuvoso e do distrato com a empresa vencedora da licitação. A segunda colocada no certame foi convocada e retomou os serviços em maio deste ano.

(Com informações da Sedec)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES