Piauí foi o único estado do Matopiba a reduzir índices de desmatamento do Cerrado

Mapeamento realizado pelo INPE apresenta o Piauí como um dos cinco estados do Brasil a reduzirem os índices

Piauí foi o único estado do Matopiba a reduzir índices de desmatamento do Cerrado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí destaca-se como uma exceção na região do Matopiba, ao registrar uma diminuição nos índices de desmatamento no bioma Cerrado. Em âmbito nacional, dos 13 estados que abrigam essa vegetação, o Piauí figura entre os cinco que apresentaram uma redução na supressão vegetal. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é caracterizado pela vegetação de Cerrado e é considerado a última fronteira agrícola do país, com notável potencial, especialmente para o cultivo de soja.

As informações são provenientes do mapeamento realizado pelo INPE por meio do projeto Prodes Cerrado, que tem como objetivo monitorar o desmatamento nesse bioma. Conforme os resultados referentes a 2023, o Piauí registrou uma variação de -5,5% na área desmatada, totalizando 61,27 km². Além do Piauí, os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo também apresentaram redução na supressão do Cerrado. Esses números posicionam o Piauí como o único estado na região do Matopiba a demonstrar uma redução na área desmatada.

Esses dados são resultados do investimento e esforços do Governo do Estado na manutenção e preservação do meio ambiente, em especial o cerrado piauiense. Somente no primeiro semestre de 2023, houve um crescimento de 166% na fiscalização, refletindo na diminuição em 59%, enquanto o número de áreas embargadas cresceu 1.484,87% e o de multas lavradas aumentou 767%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES