Piauí sedia intercâmbio do mel com participação de outros estados e da Argentina

A programação do evento iniciou na Embrapa Meio Norte com a atualização do cenário da apicultura no Piauí e apresentação das ações

Piauí sedia intercâmbio do mel com participação de outros estados e da Argentina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é destaque nacional na apicultura. Em uma década, houve um crescimento de 432% na produção de mel, o maior dentre as federações brasileiras. Para discutir estratégias da cadeia produtiva piauiense e compartilhar experiências exitosas da região, o estado sedia intercâmbio técnico, ontem (26) e hoje (27), com representantes de órgãos federais, autoridades políticas e técnicos da Argentina. 

A programação do evento iniciou na Embrapa Meio Norte com a atualização do cenário da apicultura no Piauí e apresentação das ações da entidade. Em seguida, a comitiva desembargou, em Simplício Mendes-PI, para visitar a Cooperativa Mista dos Apicultores da região (Comapi), que exporta mel piauiense para os Estados Unidos e Europa. 

Ainda em Simplício Mendes, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregará uma unidade de extração de mel, no Assentamento Betânia, maquinário com nova tecnologia para processar o produto.

Piauí sedia intercâmbio do mel com participação de outros estados e da Argentina - Foto: Ascom

Participam da agenda representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, deputado federal de Roraima, José Albuquerque, bem como integrantes das áreas agrícolas de Santa Catarina e da Argentina. O intercâmbio encerra em São Raimundo Nonato-PI, que é o terceiro maior produtor de mel do país. O grupo também visita o Parque Nacional Serra da Capivara.

O superintendente da 7ª Regional da Codevasf-PI, Marcelo Castro Filho, destaca o papel do Piauí no cenário mundial. “Os participantes estão aqui para aprender um processo que já iniciamos há muito tempo e hoje é uma realidade reconhecida. O Piauí é o maior exportador de Mel orgânico para o resto do mundo, sobretudo porque nosso produto é de mata nativa, totalmente orgânico. É a Codevasf como indutora de fomento e fortalecendo os trabalhadores locais”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES