Piauí tem previsão de chuvas intensas para os próximos dias; Confira onde deve chover

A previsão é de chuvas mais frequentes e intensas no Piauí entre esta sexta-feira, 16 de fevereiro até, pelo menos a próxima terça-feira (20).

Região Norte tem previsão de mais chuvas | Raíssa Morais/Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), emitiu um boletim nesta quinta-feira (15), alertando para a previsão de chuvas mais frequentes e intensas no Piauí entre esta sexta-feira, 16 de fevereiro, até, pelo menos, a próxima terça-feira (20).  

Segundo boletim, cidades localizadas nas regiões sudeste, centro-norte e norte, como Floriano, Picos, Piripiri, Teresina e Parnaíba, estão propensas a maiores acumulados e ventos mais intensos. Para essas regiões, foi emitido alerta laranja, com a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. Devido às circunstâncias, há maiores riscos de alagamentos e acidentes com queda de árvores, descargas elétricas e cortes de energia. 

Para cidades localizadas mais ao sul, como São Raimundo Nonato, Gilbués, Uruçuí e São João do Piauí estão previstas chuvas intensas, contudo, de menor volume (entre 20 e 30 milímetros por hora e 50 milímetros por dia), e ventos de até 60 quilômetros por hora. Para esses locais foi emitido o alerta amarelo, com risco baixo de queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

FOTO: Semarh

De acordo com o boletim, as fortes chuvas se devem à associação de dois fatores que contribuem para deixar o tempo instável e com a ocorrência de pancadas de chuva em todo o Piauí: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do oeste. "Os dois sistemas contribuem para a instabilidade na região, focalizada na mesorregião sudeste e centro-norte do estado. Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm.", informou a Semarh. 

A Semarh também alertou para potenciais riscos, como quedas de energia, galhos de árvores e alagamentos, instruindo medidas de segurança, como evitar abrigar-se sob árvores e estacionar próximos a estruturas vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES