Temporada de carnaval finaliza com dois alertas de chuvas intensas para o Piauí

O aviso chama atenção para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Temporada de carnaval finaliza com dois alertas de chuvas intensas para o Piauí. | FOTO: @moises.oliveira15
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Logo após o carnaval, o Piauí continua sob alerta de chuvas intensas. Nesta quarta-feira de cinzas (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos meteorológicos, que seguem até às 10h desta quinta-feira (15), para grande parte do estado. O comunicado chama atenção para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta laranja./Imagem: Jésica Dayane/Portal Meio Norte

Atingindo 59 cidades das regiões Centro-Norte e Norte do Piauí, o alerta laranja, que representa perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h. Já o aviso amarelo de perigo potencial, que possui um grau menor de intensidade, afeta 161 municípios do Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste.

De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40-60 km/h. É importante destacar que algumas cidades, como Teresina, estão sob os dois avisos. Diante disto, o instituto frisou que em caso de rajadas de vento não é indicado se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. 

Alerta amarelo./Imagem: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte

O órgão realizou ainda as seguintes instruções: não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de dúvidas: Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

El Niño perde força mas efeitos devem durar até abril, alerta Inmet

O fenômeno climático El Niño está gradualmente perdendo a sua força, porém o Instituto Nacional de Meteorologia alerta que os efeitos causados pelo evento devem se prolongar até abril deste ano. Espera-se que as anomalias climáticas diminuam em fevereiro e março, com temperaturas do Oceano Pacífico retornando ao normal entre abril e maio.

Conforme o Inmet, o fenômeno altera os padrões de circulação atmosférica (ventos), transporte de umidade, temperatura e chuvas, em particular em regiões tropicais, aumentando a probabilidade de ocorrência de déficit de chuvas e aumento das temperaturas em parte das Regiões Norte e Nordeste, e aumento da probabilidade de excesso de chuvas em parte da Região Sul. No entanto, o órgão ressaltou que nem todo evento El Niño gera impactos típicos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES