Piloto de aeronave que caiu em Teresina relata que houve falha no motor

Em áudio, o piloto descreve como conseguiu estabilizar a aeronave e diminuir o impacto durante a queda.

O piloto foi identificado como Marcelo Nogueira Ramos, um soldado da Polícia Militar do Ceará, e o copiloto como Jhony Francisco Alves dos Santos, de 38 anos. | Kassio Cavalcante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Meionorte.com obteve acesso a um áudio do piloto Marcelo Nogueira Ramos, que sobreviveu a um acidente aéreo no bairro Poty Velho, na zona Norte de Teresina, na manhã de domingo (11). No áudio, o piloto relata detalhes do momento em que percebeu uma falha no motor da aeronave e como conseguiu executar um pouso forçado.

Marcelo estava a bordo de um avião de pequeno porte vindo do Pará com destino a Teresina. Ele contava também com o copiloto Johny Francisco Alves dos Santos, de 38 anos. Ambos saíram ilesos do acidente. No áudio, o piloto descreve como conseguiu estabilizar a aeronave e diminuir o impacto durante a queda.

"O motor falhou. Eu mudei de tanque rápido, mas continuou falhando. Voltei para o outro motor, e aí, pronto, parou. Tentei reanimar ainda, mas não deu. Quando eu olhei para baixo, era só casa. Quando eu olhei à minha direita, vi a lagoa. Eu disse 'é bem ali assim'. Eu puxei o manche rapidamente, ganhei um pouco mais de altitude. Aí contornei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, preparei o avião para o impacto", relatou.

Leia Mais

Por meio de nota, o Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE) informou que a aeronave entrou em contato com a torre de controle declarando uma situação de emergência, mas não conseguiu realizar o pouso no aeroporto. 

"O centro de operações aeroportuárias da CCR Aeroportos logo acionou o seu plano de emergência, direcionou membros da equipe para o local do ocorrido e acionou o Corpo de Bombeiro estadual e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), relatando o ocorrido", diz a nota do Aeroporto.

Apesar do acidente, a aeronave não sofreu grandes danos. A Polícia Civil, a Polícia Militar, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), responsável pela apuração de acidentes aéreos, foram acionados para investigar as causas do ocorrido. Além dos pertences pessoais do piloto e do copiloto, uma caixa contendo perfumes importados foi retirada da aeronave. Equipes especializadas vão monitorar a aeronave até a conclusão das investigações.

Durante o acidente, o radioamador Vianey Moura estava na escuta e relatou ter captado a expressão "mayday". O termo é utilizado na aviação como código para declarar uma situação de emergência. "Quando a torre pediu mais notícias sobre o contato, o piloto não retornou mais", disse Moura. 

O avião envolvido no acidente é um monomotor com capacidade para até cinco passageiros e está registrado em nome da empresa TJ Agro, sediada em Regeneração (PI). A empresa é considerada uma das maiores produtoras de grãos do Brasil. Com base em dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave estava autorizada para voar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES