PM do Piauí discute rede de proteção nas escolas e plano de segurança

Assegurar o bem-estar e o direito à educação foi o ponto principal discutido na reunião, que contou com a presença de vários órgãos

PM do Piauí discute rede de proteção nas escolas e plano de segurança | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (05/04), a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) da Polícia Militar participou de uma reunião na sede da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), juntamente com outros órgãos do Piauí, para discutir a rede de proteção escolar e o plano de segurança das escolas. O encontro teve como objetivo planejar e executar ações integradas para prevenir e intervir em possíveis situações de violência escolar e outras vulnerabilidades.

Durante a reunião, o capitão Carmos, comandante da CIPE, destacou a atuação da companhia no reforço da segurança nas 640 escolas da rede pública de ensino do Piauí.

“A CIPE  presta uma assessoria na área de segurança para essas escolas através de duas frentes. Uma das frentes são as blitzes escolares, onde nós realizamos rondas escolares no perímetro dessas escolas fazendo um levantamento das situações de perigo e orientando a comunidade escolar para que mude determinadas condutas no sentido de minimizar os riscos diante desses perigos. E isso nós fazemos através de palestras para os pais, orientando essas famílias, de estar acompanhando seus filhos e estar interagindo junto às escolas. Também orientamos os estudantes  sobre a questão da indisciplina, da incivilidade e do ato infracional no âmbito escolar. Também formamos e capacitamos técnicos da escola e da gestão escolar, na gestão de risco escolar. Como eles podem adotar posturas e condutas para minimizar ações de indisciplina”, pontua. 

PM do Piauí discute rede de proteção nas escolas e plano de segurança - Foto: Ascom

Além da Polícia Militar e da Seduc, o evento contou com a participação de representantes do Ministério Público do Piauí, da Secretaria de Governo, da Secretaria de Assistência Social (SASC) e de conselhos tutelares. O Comandante da CIPE destacou ainda a importância de reuniões como essa, que visa montar um plano de cultura de paz nas escolas.

“Essa iniciativa tem um elevado índice de relevância porque nós temos em vigor a Lei 13431 que trata da rede de proteção e trata da proteção da criança e do adolescente, não dá para se tratar com um órgão isolado. Tem que haver uma integração de todos os órgãos que são desenvolvidos ou foram criados fazendo um acompanhamento da criança e do adolescente”, disse.

Além da Polícia Militar e da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), a reunião contou com a participação de representantes do Ministério Público do Piauí, da Secretaria de Governo, da Secretaria de Assistência Social (SASC) e de conselhos tutelares. Durante o evento, o Comandante da CIPE enfatizou a importância da realização de reuniões como essa, que visam elaborar um plano para promover a cultura de paz nas escolas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES