Policiais Federais do Piauí realizam mobilização por reestruturação salarial

Esse será o primeiro ato do calendário aprovado, intitulado como “o dia D”, e a mobilização continuará em novembro

Policiais Federais fazem protesto por reestruturação salarial. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As entidades representativas dos policiais e servidores administrativos da Polícia Federal realizaram nesta quinta-feira (26), uma mobilização nacional em favor da reestruturação salarial da categoria, em todas as unidades da superintendências regionais e demais unidades da PF espalhadas pelo Brasil. O Piauí não ficou de fora das mobilizações.

Ao meionorte.com, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Piauí (SINPF-PI) e Diretor Parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), Marcos Avelino, informou que as mobilizações ocorreram na parte da manhã. Ele ainda ressaltou que esse será o primeiro ato do calendário aprovado,  intitulado como “o dia D”, e a mobilização continuará em novembro.

Policiais Federais do Piauí mobilizados e todos juntos na luta pela reestruturação da carreira policial federal./Foto: Reprodução

A escolha  pelas manifestações foi decidida em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pela FENAPEF, no dia 17 de outubro. Conforme a federação, entre os dias 6 e 10 de novembro o ato será durante a sessão solene da Câmara dos Deputados relativa ao Dia do Policial Federal. Já no dia 16 de novembro, está prevista paralisação em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília, e nas unidades da PF.

“Então pretendemos que até o dia 16 o Governo Federal apresente a proposta e fechemos o acordo. As mobilizações buscam sensibilizar o Governo Federal para a necessidade de reestruturação da PF. Essa não é uma demanda nova, é uma demanda antiga, ela tem mais de 20 anos, e a gente luta por isso”, destacou Marcos Avelino. 

Marcos Avelino, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Piauí e Diretor Parlamentar da FENAPEF - Federação Nacional dos Policiais Federais./Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, durante o governo anterior havia uma movimentação muito intensa, que tinha prometido reestruturar logo, porém não foi executado. “Com esse novo governo, é preciso a gente fazer justiça. Ele (governo) nos recebeu de uma forma muito cortez. Nós temos tido reuniões, ele tem sido muito sensível, tem mostrado muita boa vontade para atender os nossos suplentes e trazer essa reformulação à polícia federal”, completou. 

A PROPOSTA 

A proposta que trata da reestruturação de carreira para policiais federais e administrativos foi enviada ao Ministério da Justiça no início do ano pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, num consenso inédito entre todas as carreiras da PF. A proposta foi avalizada pelo Ministro Fávio Dino, que encaminhou para o MGI. 

“A reestruturação, não implica somente em questão salarial, é um fortalecimento institucional, e do órgão. Uma matriz remuneratória justa, diminuindo as distâncias salariais que ocorrem dentro do todo o resto e fortalecimento das nossas atuações, da nossa atuação institucional”, afirmou o presidente do Sinpf-pi. 

Outro fator determinante às mobilizações diz respeito ao aumento da demanda de atividades da Polícia Federal, como o recente lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), que inclui um decreto de regulamentação de armas de fogo que transfere a competência de fiscalização dessa atividade do Exército para a Polícia Federal (PF).

Avelino ressaltou a importância do Piauí dentro das mobilizações. Segundo ele, o estado de um ponto de vista sindical é um dos mais atuantes no setor.  “É hoje um dos sindicatos unicamente mais atores, mais fortes. Tanto é que o presidente dos sindicatos é também diretor da Federação Nacional dos Policiais Federais, que congrega todos os policiais federais do Brasil. Então eu tenho a satisfação e a honra de presidir aqui o sindicato, mas também ser um dirigente nacional da nossa entidade maior, representativa, maior entidade da Polícia Federal”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES