Oposição usa DPU para ameaçar indicação de Flávio Dino ao STF

Senadores da direita e do Centrão afirmam que formarão barreira para impedir a escalação do ministro ao Judiciário

Lula e Flávio Dino | Evaristo Sá/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Senadores da oposição e de setores do Centrão estão utilizando o recente impasse do governo na votação da indicação do defensor Igor Roque para a liderança da Defensoria Pública da União (DPU) como um alerta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacando o possível risco de indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA), ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Na votação realizada na última quarta-feira (25), o plenário do Senado rejeitou, em uma votação apertada, a indicação de Igor Roque com 38 votos a favor e 35 contra. Publicamente e em conversas reservadas, senadores afirmam que essa derrota na Defensoria é uma mensagem clara a Lula de que poderiam repetir a situação se Dino fosse indicado ao STF.

Leia Mais

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), declarou: “Essa foi apenas uma amostra. O governo não deve indicar Dino para o STF, pois seria uma indicação totalmente política”.

Outro parlamentar que sinalizou a possibilidade de uma repetição da derrota foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que provocou Lula em sua antiga conta na plataforma X (ex-Twitter): "Vai Lula, indica o Flávio Dino pro STF... O Senado está esperando".

A votação que resultou na rejeição de Igor Roque ocorreu de forma secreta, seguindo o padrão das indicações feitas pelo governo e avaliadas pelo Legislativo. Roque enfrentou resistência desde sua indicação, com críticas dos senadores devido à sua atuação informal antes da aprovação legislativa.

A oposição intensificou a resistência a Roque após a DPU organizar um seminário sobre o aborto legal, evento que foi posteriormente cancelado devido à forte reação do Legislativo. Assim como indicados para a Defensoria Pública e outros tribunais superiores, o escolhido de Lula para a vaga de Rosa Weber no STF passará por sabatina e votação no Senado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES