População idosa do Piauí é a que menos utiliza internet no país, diz IBGE

Dentre as unidades da federação, os menores acessos à internet para a população idosa ficaram com o Distrito Federal (17,8%) e o Rio de Janeiro (27,7%)

População idosa do Piauí é a que menos utiliza internet no país, diz IBGE | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No quarto trimestre de 2022, cerca de 54,1% da população de 60 anos ou mais de idade no Piauí informou não ter tido qualquer acesso à internet, o que representa o maior indicador do país para aquela faixa etária. A média brasileira de não acesso à internet para aquele grupamento de idade ficou em 37,9% e a média da região Nordeste, em 48,7%. Dentre as unidades da federação, os menores acessos à internet para a população idosa ficaram com o Distrito Federal (17,8%) e o Rio de Janeiro (27,7%). São informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, retratadas no módulo temático sobre Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Dentre os principais motivos informados pela população idosa para não ter tido acesso à internet estão o fato de não saberem utilizar aquela plataforma (47,7%), a falta de necessidade de acesso (23,5%), e o serviço de acesso à internet ser caro (11,1%). Merece ser destacado que, apesar de atualmente ter o menor contingente da população com acesso à internet, ano a ano a população idosa tem apresentado uma tendência de crescimento na proporção de acesso. Assim, em 2016, no Piauí, o não acesso à internet atingia cerca de 91,4% das pessoas de 60 anos ou mais de idade, proporção essa que reduziu-se para 78,8%, em 2019; para 65,1%, em 2021; e para 54,1%, em 2022.

No Piauí, os grupos etários da população que apresentaram menor proporção de pessoas sem acesso à internet foram os de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos, com cerca de 3,8% das pessoas daqueles grupos. Após essas faixas etárias, a tendência verificada é de que, com o aumento da idade, uma parcela cada vez maior da população não tenha acesso à internet, registrando-se praticamente o dobro de aumento na proporção de pessoas sem acesso à internet na passagem de um grupo etário para o outro. Assim, o grupo etário de 30 a 39 anos apresentava 7,4% das pessoas sem acesso à internet, seguido do grupo de 40 a 49 anos, com 15,9%; do grupo de 50 a 59 anos, com 26,4%; e, finalmente, o grupo de 60 anos ou mais, com 54,1%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES