Porto Piauí: 140 pescadores são capacitados para atuarem no Terminal Pesqueiro

A primeira etapa dessa infraestrutura será entregue, nesta quarta-feira (13), em Luís Correia

Porto Piauí: 140 pescadores são capacitados para atuarem no Terminal Pesqueiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Direto do cais do Porto Piauí, a repórter Cinthia Lages, da Rede Meio Norte, falou da expectativa para a inauguração do porto, na cidade de Luís Correia, litoral do estado, nesta quarta-feira (13). Na primeira etapa, será entregue o terminal pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao Rio Igaraçu.

"O porto terá sua primeira etapa inaugurada hoje. Esse complexo portuário é composto por um terminal pesqueiro e mais um terminal, de uso privado, que torna esse, um modelo único no Brasil", disse.

Cinthia falou ainda do navio que atracará no porto, uma embarcação de grande porte da Marinha, com 60 metros. O canal, que foi aberto ao longo dos últimos dois anos, possui três quilômetros e meio de extensão.

"Aqui, atrás de mim, está o navio Iguatemi, que é uma embarcação importante da Marinha Brasileira, que será o primeiro a atracar aqui no cais. É uma espécie de teste. Esse navio tem, exatamente, as dimensões do canal que foi aberto no mar, para que os navios pudessem atracar, esse navio tem sessenta metros. E esse canal, que foi aberto ao longo dos últimos dois anos, ele tem três quilômetros e meio de extensão", completou.

Cinthia falou ainda que, a implementação do terminal pesqueiro é de grande relevância para a comunidade da região, onde cerca de 140 pescadores artesanais foram capacitados para atuarem diretamente no terminal.

"Essa primeira etapa conta com a implementação do terminal pesqueiro, que é de grande relevância para a comunidade aqui da região, porque estamos falando dos municípios de Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande, onde 30% da sua comunidade atua diretamente na cadeia produtiva da pesca. Mais de 140 pescadores artesanais foram capacitados para atuarem diretamente com o terminal", disse.

Os investimentos no porto apontam para a consolidação de uma nova realidade econômica e competitiva do Piauí, pois permitirá a exportação e importação de produtos por território piauiense, impulsionando os negócios locais e aumentando as riquezas e receitas do Estado. Esse impacto, no entanto, será por etapas. A etapa que será entregue agora é a primeira de uma série de fases que ocorrerão ao longo dos próximos meses e anos, com a participação do Governo do Estado e de empresas privadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES