Prefeitura acionará a Justiça para pôr fim à paralisação da coleta de lixo

A causa dessa paralisação foi o atraso no pagamento dos salários por parte do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), contratado pela empresa Litucera para realizar esses serviços

Prefeitura vai acionar a Justiça para pôr fim à paralisação da coleta de lixo | Ascom/PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (11), ocorreu uma reunião emergencial no Palácio da Cidade de Teresina, onde o prefeito Dr. Pessoa se encontrou com o seu secretariado e assessores para discutir a paralisação dos trabalhadores responsáveis pela limpeza urbana e coleta de lixo da cidade. A causa dessa paralisação foi o atraso no pagamento dos salários por parte do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), contratado pela empresa Litucera para realizar esses serviços.

Devido a esse impasse, o prefeito determinou que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) acione o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho para solucionar essa situação e garantir que os trabalhadores recebam seus pagamentos em dia. Atualmente, 1.700 trabalhadores estão sendo afetados pela paralisação.

A Prefeitura de Teresina assumiu a responsabilidade de pagar diretamente os trabalhadores, apesar de já ter feito os repasses financeiros ao consórcio. A Litucera é a única empresa participante do consórcio e é responsável pela contratação dos trabalhadores para realizar os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo na cidade.

Prefeitura acionará a Justiça para pôr fim à paralisação da coleta de lixo - Foto:Ascom

“Convoquei meu secretariado para nessa reunião dar uma resolutividade para a situação da limpeza urbana de Teresina. Vamos acionar o Ministério Público do Trabalho para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e o serviço de limpeza, que é essencial, volte a funcionar em nossa cidade”, declarou o prefeito. 

O secretário Municipal de Finanças de Teresina, Admilson Brasil, informou que, somente neste ano, a empresa Litucera recebeu R$ 48 milhões do Município, e, mesmo assim, tem atrasado o salário dos funcionários e também os pagamentos referentes a aluguel e combustíveis dos veículos utilizados na limpeza urbana e na coleta de lixo.

“Não entendemos o motivo do atraso do salário dos funcionários, o atraso do pagamento dos carros alugados para fazer a coleta de lixo. O certo é que o Município de Teresina pagou esse ano 48 milhões de reais à empresa, ano passado, mais de 177 milhões. Então, não entendemos o porquê de tanto atraso”, ressaltou o secretário de Finanças.

Judicialização

Diante desse cenário, a Procuradoria-Geral do Município de Teresina já está preparando documento para notificar o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que a situação seja de fato resolvida.

“Existem órgãos de fiscalização, como o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. Eles serão devidamente comunicados que essa dissonância está prejudicando a prestação de um serviço público essencial”, declarou o procurador-geral do Município, Ari Ricardo Ferreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES