Procon e MPPI realizam Operação Pente Fino em cidades no sul do estado

Durante a operação foram vistoriados 43 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, postos de combustíveis, revendas de gás de cozinha e outros

Procon e MPPI realizam Operação Pente Fino em cidades no sul do estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 24 e 28 julho, a partir de solicitação da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, foi realizada a Operação Pente Fino pelos fiscais do Procon/MPPI, nos municípios de Corrente, Cristalândia do Piauí e Sebastião Barros. Durante a operação foram vistoriados 43 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, postos de combustíveis, revendas de gás de cozinha, farmácias, bancos, loja de cosméticos e restaurantes. Foram lavrados nove autos de infração e um auto de advertência. 

As principais ocorrências registradas foram: produtos alimentícios vencidos; venda clandestina de gás de cozinha; falta de remédios em farmácias e falta de exposição dos preços dos produtos ao consumidor. Os fiscais ainda encontraram em supermercados, mais de 360 itens alimentícios vencidos como patê, iogurte, maionese, requeijão, chocolates, entre outros.

Procon e MPPI realizam Operação Pente Fino em cidades no sul do estado - Foto: Ascom

Os fiscais do Procon deram cumprimento à decisão emitida no âmbito de processo administrativo que tramitou na 2ª PJ de Corrente. Foi aplicada multa e determinada a suspensão das atividades em um grande supermercado de Corrente, em razão de práticas reincidentes de infrações em desfavor do consumidor. Esse estabelecimento já foi autuado mais de cinco vezes, por venda de produtos vencidos. 

O Laboratório Móvel de Análise de Combustíveis do Procon/MPPI também esteve presente na ação para realizar a análise dos combustíveis em postos locais. Nenhuma irregularidade foi encontrada depois da análise laboratorial. A operação foi realizada pelos fiscais da coordenação geral do Procon/MPPI com o apoio do Procon de Corrente e do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente.

A promotora de Justiça de Corrente, Gilvânia Alves Viana, titular da 2ª PJ de Corrente, destaca que a comercialização de produtos fora do prazo de validade colocam em risco a saúde da população. Ela destacou, ainda, que as ações do PROCON/MPPI estão sendo realizadas periodicamente desde 2018, e que continuarão a ocorrer, com o objetivo de defender a saúde e os direitos dos consumidores.

(Com informações do MPPI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES