Professor da Uespi aparece em ranking de melhores cientistas do mundo

No mesmo ranking, a Uespi ficou na 50ª posição dentre as 65 Universidades selecionadas para a lista

Professor da Uespi aparece em ranking de melhores cientistas do mundo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia em que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) celebra seu 37º aniversário, há também um motivo adicional de comemoração com a conquista notável de um de seus docentes, o Dr. Laércio Cavalcante. Segundo o prestigiado ranking elaborado pelo portal acadêmico Research.com, o Dr. Laércio Cavalcante é reconhecido como um dos melhores cientistas do mundo em sua área.

Especificamente na área de química, o Dr. Laércio Cavalcante figura entre os 117 principais pesquisadores brasileiros. Seu trabalho é focado principalmente na pesquisa de química de materiais e fotoluminescência, bem como em estudos envolvendo diferentes Tungstatos e molibdatos, onde investiga suas fascinantes propriedades multieletrônicas, abrangendo campos como catálise, bactericida, sensor e capacitância. Essas contribuições resultaram em impressionantes 7.338 citações em trabalhos científicos.

O reconhecimento do Dr. Laércio Cavalcante como um dos melhores cientistas é atribuído ao critério do ranking, que leva em conta o número de artigos publicados e a quantidade de citações em sua área de especialização. Vale ressaltar que essas informações foram coletadas em dezembro de 2022 e divulgadas em julho, trazendo orgulho não apenas para a universidade, mas também para a comunidade científica brasileira como um todo.

Laércio celebrou o feito ressaltando a importância de suas pesquisas para a Ciência e suas contribuições à sociedade. “Esse resultado mostra que a universidade não é apenas ensino e extensão, ela ressalta um dos seus pilares também importante: a pesquisa. É um reconhecimento do meu trabalho como pesquisador e um reflexo de que as pesquisas estão avançando e os trabalhos estão sendo citados como referência”, destaca o professor.

No mesmo ranking, a Uespi ficou na 50º posição dentre as 65 Universidades selecionadas para estar nesta lista. O processo de classificação envolveu um exame detalhado dos perfis de 166.880 pesquisadores do Google Scholar e do Microsoft Academic Graph. Mais de 132.836 perfis foram examinados, bem como cientistas de mais de 2.814 instituições e afiliações foram analisados.

Com o reconhecimento, o professor projeta um futuro ainda mais promissor para a Ciência e para a Uespi como instituição de referência. “Vamos continuar nos dedicando à produção de trabalhos científicosA Ciência sempre precisa evoluir para poder acompanhar e combater problemas críticos que assolam a humanidade. Nesse sentido, sempre tento publicar os trabalhos da forma mais didática possível, com figuras mais elaboradas e intuitivas para facilitar a compreensão e também citar praticamente toda a literatura do material em análise”, comenta o professor.

O professor Laércio também dedica-se à formação de novos cientistas. Sua atuação como professor na Uespi tem sido marcada pelo incentivo ao pensamento crítico e pela promoção da pesquisa científica entre os estudantes. “Sempre converso pessoalmente com meus alunos e falo para eles utilizarem o tempo que tem para ler o máximo possível os novos artigos, matérias científicas, participarem de rodas de conversa e tirar dúvidas com os alunos mais experientes do grupo-Geratec e Cetem (laboratórios de Pesquisa de Química)”, finaliza o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES