Professora da UFPI recebe Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023

O prêmio busca valorizar a trajetória de agentes nas artes, com 737 propostas de indicação.

Professora da UFPI recebe Prêmio Mestras e Mestres das Artes 2023 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A professora Yolanda Carvalho, do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí, recebeu o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 do Ministério da Cultura. Sendo a única representante do Piauí entre os premiados, a docente foi indicada por seus ex-alunos, Pablo Marquinho e Roniel Sampaio-Silva. O resultado final foi divulgado em 22 de dezembro de 2023.

A docente da UFPI é xilógrafa, e utiliza a técnica para desempenhar um papel lúdico no ensino aprendizagem. Segundo a professora, ela utiliza dessa arte em exposições e oficinas para que o discente possa pensar sobre o mundo que o rodeia através de sua arte. Yolanda Carvalho foi agraciada na categoria de artes visuais. 

"Foi surpreendente, não poderia dimensionar a minha emoção, ser reconhecida pelo Ministério da Cultura como Mestra da Arte Brasileira é um marco importantíssimo. Ao longo dos meus mais de 50 anos dedicados à arte, educação e cultura popular, ainda me sinto em construção, aprendendo e compartilhando meu conhecimento todos os dias", afirmou a docente emocionada.

O prêmio tem como objetivo o fomento e difusão da memória das artes no Brasil, por meio do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de sua contribuição e atuação como referência, para os segmentos de artes visuais, circo, dança, música e teatro – além daqueles que transitam entre as linguagens, propostos como “artes integradas.

Apesar dos desafios enfrentados ao transmitir a cultura brasileira para seus alunos, Yolanda Carvalho destaca que todos foram superados através da imersão nos livros e pessoas que contribuíram para seus estudos. Ela pontua que a atividade docente é ser amiga de seus alunos, entendendo que o magistério é uma forma de promover e motivar os jovens à pesquisa e à arte.

A professora ressalta também a importância da educação em fazer os alunos enxergarem o valor da arte na universidade e em suas vidas. "Fazê-los participar do social e do cultural, para que possam desempenhar suas profissões sem receios e seguros de si, por serem motivados a caminhar", conclui.

O Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 busca valorizar a trajetória de agentes nas artes, com 737 propostas de indicação. Yolanda Carvalho, única do Piauí premiada, destaca a relevância do ensino e da cultura brasileira na UFPI. A premiação reforça a importância das artes nacionalmente e destaca talentos regionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES