Protocolo de proteção às mulheres vítimas de violência entra em vigor no PI

Um ponto estabelecido pelo protocolo é o aumento do contingente policial especializado de atendimento à mulher

Protocolo foi criado pela Secretaria de Segurança Pública | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O protocolo de atendimento emergencial para mulheres em situação de violência no Piauí, intitulado "Ei, Mermã! Não Se Cale!", que foi criado  pela Secretaria de Segurança Pública  em conjunto com a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), foi publicado no Diário Oficial do Governo do Estado nesta segunda-feira (19). 

Um ponto estabelecido pelo protocolo é o aumento do contingente policial especializado de atendimento à mulher realizado pelas Delegacias Especializadas da Mulher (DEAM’s) nos eventos culturais públicos e no setor privado, como casas noturnas, bares e espaços de lazer. O público alvo são mulheres a partir de 18 anos de idade.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que o canal de comunicação 0800 000 1673 ( Ei, Mermã! Não Se Cale!) já está disponível para atendimento à mulher em situação de violência emergencial. “O protocolo tem como objetivo criar mecanismos para coibir e prevenir a violência contra a mulher, seja ela violência doméstica, familiar ou em espaços públicos e privados”, afirmou. 

Serão fixados cartazes informativos em locais de fácil visualização, com o intuito de informar às mulheres que, caso se sintam em situação de risco, podem buscar ajuda junto a um funcionário do estabelecimento, bem como obter informações sobre os contatos de atendimento disponíveis. Em casos de agressão identificada ou presenciada, é fundamental garantir que a vítima receba os cuidados adequados. Especialmente nos casos de agressões, estupros ou abusos sexuais graves, é importante assegurar que a mulher não fique sozinha em nenhum momento, a menos que ela manifeste expressamente essa vontade.

Além disso, o protocolo estabelece que qualquer cidadão ou membro da equipe do local tem o direito de deter o agressor sempre que estiver configurada uma situação de flagrante ou quando houver iminência de cometimento de crime de agressão, abuso sexual ou violação. Nesse sentido, o responsável pela segurança do estabelecimento pode tomar medidas para conter o agressor e entregá-lo imediatamente às autoridades policiais.

A gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis da SSP/PI, Paula de Moura, acrescentou que será realizada a qualificação dos funcionários dos estabelecimentos para que os mesmos possam acolher e encaminhar as mulheres vítimas de violência. Os estabelecimentos que passarem por essa qualificação irão receber o selo “Aqui tem Mulher Segura”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES