Rafael conhece porto na Bélgica que pode receber produtos do Porto de Luís Correia

Governador destacou que segundo porto da Europa começou bem pequeno e foi crescendo ao longo de décadas

Rafael conhece porto na Bélgica que pode receber produtos do Porto de Luís Correia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles conheceu, nesta terça-feira (21), o Porto da Antuérpia-Bruges (PoAB), em Flandres, na Bélgica, o segundo maior da Europa. A visita técnica da comitiva piauiense ao local tem como objetivo iniciar um entendimento para que a amônia produzida no Piauí também possa chegar à Europa por meio do porto. 

O chefe Executivo piauiense destacou que o porto belga começou muito pequeno e foi se desenvolvendo aos poucos, por décadas, até se tornar no gigante que é atualmente. “Encontramos um exemplo inspirador no Porto da Antuérpia, aqui na Bélgica. Ao analisar a história do crescimento dele, percebemos muitos pontos em comum com o Porto do Piauí: começaram bem pequenos e hoje são o segundo maior porto da Europa. O segredo? Atração de investidores e de indústrias para que haja importações e exportações”, afirmou o governador.

Rafael conhece porto na Bélgica que pode receber produtos do Porto de Luís Correia - Foto: Ascom

O gestor acrescenta que o Porto de Antuérpia tem um destaque especial na indústria química, que tem tudo a ver com a questão da amônia, fertilizantes e hidrogênio. "Portanto, uma possível parceria com o Porto de Antuérpia será muito importante para o Piauí”, frisou Rafael Fonteles.

O Porto de Antuérpia transporta quase 300 milhões de toneladas por ano e ostenta a maior instalação de transbordo de veículos global e ocupa a 12ª posição entre os maiores portos de contêineres do mundo, avaliado em termos de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs). Na tarde desta terça-feira (21), Rafael retorna a Bruxelas, onde participa da Semana Europeia do Hidrogênio Verde para continuar apresentando o potencial do Piauí a investidores internacionais.

Rafael conhece porto na Bélgica que pode receber produtos do Porto de Luís Correia - Foto: Ascom

A comitiva piauiense iniciou a viagem à Europa no sábado (18). Os gestores já estiveram na Croácia, no domingo (19), e encerrarão a missão em Portugal, na quarta-feira (23), onde participarão do Showcase Piauí Portugal. O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde.

PRIMEIRA ETAPA DO PORTO DE LUÍS CORREIA SERÁ CONCLUÍDA EM DEZEMBRO 

De acordo com o governador, a primeira etapa do Porto de Luís Correia, que será utilizado para exportação, está prevista para ser inaugurada dia 13 de dezembro. Ele ainda afirmou que nesta primeira fase o terminal será voltado para o setor de pesca, para o calado de até nove metros de profundidade.

“O porto de Luís Correia passa a ser uma peça fundamental. Nós teremos a segunda etapa, que transformará o calado em 14 metros e passará a ter o terminal de granéis líquidos, para poder transportar amônia para exportação ou até mesmo para o Brasil. Então é isso que estamos vislumbrando em um futuro próximo”, explicou Fonteles. 

Rafael Fonteles destacou que além do Porto da Antuérpia, terá mais outros dois portos voltados para a exportação: o de Roterdã, que é situado na cidade de Roterdã, na Holanda do Sul, nos Países Baixos, e o Porto de Hamburgo, localizado no rio Elba, em Hamburgo, Alemanha, a 110 quilômetros de sua foz no Mar do Norte.

“Os portos, de Antuérpia, Roterdã, Hamburgo, que são os três maiores portos da europa, também farão parte das nossas estratégias para abastecer outros mercados consumidores, outras indústrias europeias, já que a europa está mais acelerada nesse projeto trânsito energético e ao mesmo tempo é o continente que não vai ter condição de produzir sua própria demanda”, pontuou o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES