Rafael Fonteles cita ações iniciadas para elevar nível da educação no Piauí

Nos 100 primeiros dias de sua gestão, o número de escolas com horário ampliado aumentou de 96 para 200

Governador Rafael Fonteles participa de encontro anual de educação | Renato Braga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, marcou presença no Encontro Anual Educação Já 2023, organizado pela ONG Todos Pela Educação em Brasília. O evento realizado nesta terça-feira, 18, em Brasília, teve como foco questões estruturais da educação, como alfabetização, inclusão e educação antirracista, além de abordar a violência extrema nas escolas.

Durante o debate, o governador apresentou ações implementadas pelo Governo do Piauí para melhorar a qualidade da educação no estado. Como professor e fundador de escola, Rafael mencionou que começou a lecionar aos 14 anos. Ele destacou que a universalização da escola em tempo integral é uma das prioridades de seu plano de governo.

A expansão do programa já está em curso: nos 100 primeiros dias de sua gestão, o número de escolas com horário ampliado aumentou de 96 para 200. A meta é estender esse modelo para todas as 502 escolas estaduais até 2025.

Leia Mais

O governador enfatizou também a importância da conectividade e do programa de mediação tecnológica em todas as escolas públicas estaduais. Ele também ressaltou as parcerias com os 224 municípios do estado, visando a alfabetização na idade adequada.

Além disso, Rafael Fonteles chamou atenção para a questão do financiamento da educação pública e a necessidade de discutir a participação da União no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Ele considera a reforma tributária como uma oportunidade para corrigir as distorções existentes no pacto federativo que sobrecarregam estados e municípios com grandes responsabilidades.

"É fundamental descentralizar os recursos como foi feito no novo Fundeb, mas essa medida precisa ser estendida de forma geral", concluiu o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES