Rafael Fonteles comemora realização de cirurgias cardíacas em crianças no Piauí

O governador visitou, nesta terça-feira (10), o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela

Governador visitou o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do HILP | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta terça-feira (10), o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela, que passou a fazer cirurgias em crianças com cardiopatias congênitas no Piauí. Em julho, o HILP foi o 1º do país no SUS a aplicar a dose única do fármaco Zolgensma, considerado o remédio mais caro do mundo. 

O chefe do Executivo estadual afirmou que a realização de cirurgias cardíacas no hospital é um grande marco na história da saúde piauiense. "Essa era uma grande deficiência que tínhamos. Antes, as crianças precisavam ser transferidas para outros estados, gerando um transtorno às famílias e um custo elevado ao estado. Agora, o Hospital Infantil, graças à equipe competente da Secretaria de Estado da Saúde, do próprio hospital e do seu excelente corpo médico, estamos realizando essas cirurgias aqui", destacou.

Rafael Fonteles visitou o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do HILP nesta terça-feira (10) Foto: Ascom 

O secretário da Saúde, Antonio Luiz,  deu mais detalhes sobre os serviços oferecidos pelo HILP. "Iniciamos com a realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Já tivemos a oportunidade, ainda, de trazer um profissional de outro estado para realizar um procedimento de alta complexidade aqui. Agora, todas as cirurgias estão sendo realizadas de forma contínua e a tendência é que passemos a realizar, em breve, procedimentos cada vez mais complexos, acabando de vez com a necessidade de transportar pacientes para outros estados", pontuou. 

O HILP passou por uma expansão no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), subindo de 9 para 28, sendo dez deles entregues no dia 1º de setembro. Com o aumento, a fila de espera por leitos pediátricos foi encerrada no Piauí. A partir da expansão, a realização contínua de cirurgias cardíacas foi iniciada, o que sanou a antiga necessidade de transportar crianças para outros estados para a realização de tais procedimentos.

O diretor do Hospital Infantil, Ribamar Bandeira, exaltou a realização de cirurgias cardíacas pediátricas integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. "Antes, os pacientes eram atendidos em hospitais privados, em parceria com o Governo do Estado, ou em outros estados. Agora, todo o procedimento é feito no nosso hospital, 100% pelo SUS", afirmou. 

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES