Rafael Fonteles destaca diferenciais do PI na produção de hidrogênio verde

O intuito do evento é apresentar as potencialidades do Piauí e atrair investidores para a produção de hidrogênio verde no estado.

Governador destaca diferenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles esteve presente no II Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde, nesta segunda-feira (12), no Hotel Adlon Kempinsky, em Berlim, na Alemanha. Segundo o Governo, o intuito do evento é apresentar as potencialidades e atrair investidores para a produção de hidrogênio verde para o território piauiense.

Governador destaca diferenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde./Divulgação

Fonteles destacou para mais de 100 investidores e instituições interessadas na temática, que a meta é tornar o Piauí um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo. Na ocasião ele pontuou as singularidades que o estado apresenta e que facilitariam a produção deste que é considerado o combustível do futuro. Ele ainda ressaltou as diversas vantagens competitivas. 

“Produzimos quatro vezes mais a energia que consumimos. O nosso potencial, por outro lado, é dez vezes maior que o produzido. Nós temos o maior parque solar – em São Gonçalo do Gurguéia – e o maior parque eólico – em Lagoa do Barro e Queimada Nova – da América Latina. Além disso, somos banhados pelo Rio Parnaíba, o maior rio genuinamente nordestino. Temos, ainda, uma das duas ZPE’s do Brasil, o que facilitaria as exportações e a chegada de investidores. Então, temos capacidade para abrigar o primeiro Vale de Hidrogênio Verde no Brasil”, disse o governador.

Governador destaca diferenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde./Divulgação

Durante o evento, Rafael Fonteles reforçou que o H2V Piauí, o Vale de Hidrogênio Verde do Piauí, está em fase de estudos e planejamento com a finalidade de trazer investimentos, sustentabilidade e geração de emprego e renda para o estado. O ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Luiz Eduardo Gonçalves, ressaltou a importância do evento.

“O Piauí apresentou muitas oportunidades de investimentos ao público alemão aqui presente, especialmente na área de transição energética. Tenho a certeza de que o estado desponta para ser um dos principais centros de produção de hidrogênio verde no Brasil e no mundo”, disse Luiz Eduardo Gonçales.

Governador destaca diferenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde./Divulgação

Os empresários Pedro Vaquer, da Solatio Energia, e Luciano Guido, da Solar Outdoor Media, que já asseguraram compromissos com o estado, apresentaram os seus projetos de implantação de plantas industriais para a produção de hidrogênio verde no Piauí.

No evento participaram, também, a prefeita de Berlim, Franziska Giffey; Ursula Borak, vice-diretora-geral de Cooperação Bilateral em Ação Climática e Transição Energética, da Agência Internacional de Energia (BMWK); o professor Jesse Van Griensven Thé, da Universidade de Waterloo (Canadá), que analisou tecnicamente os diferenciais competitivos; e o professor Patrick Cnubben, especialista em transição energética, que está contribuindo para a construção do Vale no Piauí.

Porto de Luís Correia 

Antes do II Summit Piauí - Europa, o governador e sua comitiva tiveram uma reunião com representantes da principal empresa alemã de transporte de cargas, a Oldendorff Carriers GmbH & Co. KG, que opera aproximadamente 700 navios próprios e fretados, com um total de 40 milhões de toneladas de porte bruto.

A empresa manifestou interesse em operar no Piauí, realizando o transporte de minério de ferro e soja através do Porto de Luís Correia. Para concretizar essa importante parceria em prol do desenvolvimento estadual, será necessário assinar um Memorando de Entendimento (MoU) em um próximo encontro no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES