Rafael Fonteles discute potenciais do PI na produção de hidrogênio verde

Em Roma (ITA), governador discute fornecimento de eletrolisadores, expansão de investimentos da Enel Green Power no Piauí

Fonteles discute potenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles deu início à sua agenda desta quarta-feira (28) em Roma, Itália, por meio de uma reunião por videoconferência com o diretor Antonio Lorenzo Antozzi, responsável pelo setor de Transição Energética e Hidrogênio da empresa De Nora. O objetivo do encontro foi apresentar as vantagens e características do Piauí para a produção de hidrogênio verde e estabelecer parcerias com a multinacional italiana.

A De Nora, sediada em Milão, atua em 10 países, incluindo o Brasil, onde possui uma fábrica em Sorocaba (SP) há 40 anos. A empresa é especializada em soluções para transição energética, descarbonização e tratamento de água. Além disso, em colaboração com o grupo alemão ThyssenKrupp, a De Nora fabrica e fornece eletrolisadores em grande escala, sendo inclusive utilizados pelo estado da Bahia na produção de fertilizantes.

Fonteles discute potenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde - Foto: Ascom

Durante a reunião, o governador destacou o Piauí como o principal polo de Hidrogênio Verde na América do Sul. Para respaldar essa posição, foram apresentados diversos motivos, como a localização estratégica do estado, que possui a terceira maior reserva de água do Brasil, além de experiências bem-sucedidas na produção de energia solar e eólica. Também foram mencionados a existência de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o próximo lançamento da primeira fase do Porto de Luís Correia, prevista para o final deste ano. 

“Uma audiência importante para entender melhor a capacidade de produção dos eletrolisadores para abastecer os projetos que estamos levando ao Piauí. Acreditamos bastante nessa parceria para o fornecimento desses equipamentos importantes para a indústria do hidrogênio verde, na qual estamos nos preparando para ser um dos grandes produtores”, disse o governador Rafael Fonteles em suas redes sociais.

Após a videoconferência, o governador realizou uma reunião na Embaixada do Brasil em Roma com empresários, representantes do governo italiano, bem como do setor industrial e financeiro do país. Durante o encontro, prosseguiu com a apresentação dos potenciais do Piauí e ressaltou os memorandos de entendimento já assinados com grandes empresas estrangeiras para investimentos no estado, especialmente voltados para a produção de hidrogênio verde.

Fonteles discute potenciais do Piauí na produção de hidrogênio verde - Foto: Ascom

O governador do Piauí destacou também as grandes conquistas do estado, que ocupa a posição de liderança na produção de energia solar centralizada no Brasil e é o terceiro maior produtor de energia eólica. Além disso, o Piauí abriga os maiores parques solares e eólicos das Américas, com o parque solar localizado em São Gonçalo do Gurguéia e o parque eólico nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES