Rafael Fonteles firma acordos envolvendo hidrogênio verde e usinas no rio Parnaíba

O governador encerrou nesta terça-feira (21) a sua viagem à Bélgica com um saldo positivo

Rafael Fonteles cumpre agenda na Bélgica | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles encerrou nesta terça-feira (21) a sua viagem à Bélgica, com um saldo positivo. O Governo do Piauí assinou três memorandos de entendimento (MoU) que trarão desenvolvimento para o estado. Dois tratam sobre hidrogênio verde e um sobre usinas hidrelétricas e navegação no Rio Parnaíba.

O primeiro MoU foi assinado com a Toyo Setal Empreendimento, em que prevê a promoção da inovação tecnológica na cadeia produtiva do hidrogênio verde, com estudos de viabilidade técnica, pesquisas e desenvolvimento de projetos em conjunto, entre outros. 

O segundo acordo envolveu a FEV Europe GMBG. O objetivo é promover a inovação tecnológica para o estabelecimento da cadeia de produção de hidrogênio verde no Piauí. “Trabalharemos em conjunto em pesquisas, estudos e desenvolvimentos tecnológicos para esse projeto”, afirmou Rafael Fonteles. O MoU foi assinado em parceria com o vice-presidente executivo, dr. Christiph Menne, e com o vice-presidente de Pesquisa e Inovação, Christof Schernus.   

Governador assina memorando com a FEV Europe GMBG Foto: Ascom 

O terceiro MoU teve como parceiro o Consórcio All Energy/GM5, buscando a viabilidade das usinas hidrelétricas e eclusas associadas do Rio Parnaíba. O documento tem como objetivo principal a busca pela viabilidade, o relicenciamento ambiental, a adequação tarifária e a promoção de um novo leilão de energia pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e uma futura concessão da hidrovia do Parnaíba. 

O terceiro MoU teve como parceiro o Consórcio All Energy/GM5

“Assinamos um memorando que, com certeza, vai promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado do Piauí. A parceria entre o Governo do Estado e o Consórcio All Energy/GM5 tem o potencial de gerar empregos, impulsionar o crescimento econômico e promover a sustentabilidade do Rio Parnaíba”, pontuou o governador.

Também na Bélgica, a presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, na segunda-feira (20), o apoio da União Europeia para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba. O anúncio foi feito, por vídeo, durante participação de Ursula na Semana Europeia do Hidrogênio, em que o governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes. Realizado em Bruxelas, o evento é considerado o mais importante do mundo relacionado a hidrogênio verde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES